Joaçaba Pneus
GERAL

SP: único interessado, grupo CCR assume monotrilho

12 Mar 2019 - 08h55Por Luciana Collet

O consórcio Viamobilidade, formado pela CCR e pelo Grupo Ruas, na proporção de 80% e 20%, foi o único interessado na concessão da Linha 15-Prata do monotrilho. A proposta foi de R$ 160 milhões, 0,59% acima da outorga. Com isso, o grupo CCR está à frente de três linhas em operação - a 4-Amarela, a 5-Lilás e o monotrilho -, mesmo número que a estatal Metrô, responsável pelas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A CCR também vai assumir a Linha 17-Ouro, ainda em obras.

Segundo o governador, João Doria (PSDB), as obras dessa linha serão retomadas imediatamente. A previsão do governo é de que mais quatro estações sejam entregues até o fim deste ano e um trecho adicional com mais uma estação ficará para 2021. Doria minimizou o baixo número de interessados no leilão da linha. "É a regra. Podem se apresentar uma, duas, três, quantas empresas desejarem, a regra é muito clara", disse. "O triste seria vazio, estarmos aqui todos decepcionados pela falta de uma empresa com interesse para a conclusão de uma linha tão importante como essa. Se tivermos mais competidores, melhor, mas se tivermos sempre um que assuma a responsabilidade de levar adiante e concluir a obra, dentro do prazo e das condições impostas, assim será", completou.

Ele salientou que a linha atende à zona leste paulistana, "região de baixíssima renda e de concentração de pessoas desempregadas, que agora o transporte público chega de qualidade e eficiente".

O objetivo é conceder à iniciativa privada a operação e manutenção da Linha 15 por 20 anos. O trecho a ser concedido terá 11 estações de Vila Prudente a Jardim Colonial.

Etapas

A concessão está dividida em duas fases, sendo a 1.ª de Vila Planalto a São Mateus e a 2.ª até Jardim Colonial, cuja previsão de operação está programada para o 2.º semestre de 2021. No total, serão mais de 15 km de vias elevadas e áreas reurbanizadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul possui em torno de 25 mil pontos de iluminação pública, atualmente são mais de 5.500 luminárias de LED instaladas em 250 ruas, 16 praças e outros ambientes públicos
Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul
Geral

GUARAMIRIM - Programa Nascer recebe propostas para pré-incubação de ideias inovadoras

Objetivo da iniciativa é visa estimular a inovação e o empreendedorismo inovador de base tecnológica
Geral

Organizadores divulgam Festival de Cinema na Câmara 

O Festival conta com mostras competitivas de várias categorias como curta metragem, longa metragem, tanto em documentário quanto ficcional ou animação.
Saúde

Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá

Apenas atividades físicas individuais, com uso de máscara, estão permitidas nesse período, sem a permanência nos parques
Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá
Ver mais de Geral