GERAL

SP tem folia antecipada para todos os gostos

25 Fev 2019 - 09h01Por Marco Antônio Carvalho, Marcelo Lima, Vinicius Neder e Caio Faheina, especial Para a AE

A quantidade de foliões que participaram do pré-carnaval em São Paulo é tamanha que desafia as leis da física. Quem foi nos maiores blocos da cidade deste fim de semana acredita que, sim, dois corpos (ou muitos mais) podem ocupar o mesmo espaço.

Um dos desfiles mais populares deste domingo, 24, foi o Acadêmicos do Baixa Augusta, que comemora 10 anos. Com o tema Que País É Esse, o bloco não deixou de lado o tradicional tom de protesto. Na Rua da Consolação, foliões entoaram críticas ao governo Jair Bolsonaro e, nas fantasias mais politizadas, o que se via principalmente eram laranjas, em referência às denúncias contra o partido do presidente.

"Estou enaltecendo as laranjas, não os laranjas", brincou o consultor Wvelton Andrade, de 33 anos, que carregava um adereço na cabeça com variedades da fruta, além de vestir ombreira e sunga da mesma cor. Ele acredita que o tema motiva cada vez mais as pessoas a se fantasiarem como forma de protesto.

Para Júnior Faria, de 35 anos, que está no seu 8.º desfile Baixo Augusta, o que encanta é a pluralidade do público e da música. "Penso que há dez anos o carnaval era mais conservador. Hoje é mais diversificado e isso é muito bom", disse.

A diversidade também marcou o desfile do Gambiarra, liderado por Tiago Abravanel e que teve participação da cantora e drag queen Aretuza Lovi. "Temos gente com todos os gêneros e orientações sexuais aqui. Mas, acima de tudo, temos pessoas felizes", disse Aretuza, do trio elétrico. "Tendo amor e respeito, a gente muda o mundo", ressaltou Abravanel.

Além do Baixo Augusta, outro "veterano" do carnaval paulistano foi a Confraria do Pasmado. Com 15 anos, o bloco movimentou os foliões. Um dos pontos de maior engajamento foi quando começou a tocar Cheia de Manias, do grupo Raça Negra. A coreografia era simples: mãos para cima, segurando um objeto imaginário, enquanto o refrão dizia: "Então me ajude a segurar essa barra que é gostar de você."

"O sofrimento tem de ser coletivo", brincou o economista Leonardo Nunes, de 38 anos. Paulista, mas morador do Rio, veio para a folia e também visitar a família. Ele segue o bloco desde o início e trouxe a esposa Thaís, de 36 anos "É minha primeira vez aqui e estou adorando, bem seguro e tranquilo."

Perfis variados

Um dos 16 megablocos deste carnaval, o Monobloco se apresentou nas imediações do Parque do Ibirapuera, na zona sul, tocando clássicos da artistas nacionais, como Daniela Mercury, Gilberto Gil, Skank e Lulu Santos.

O bloco atraiu até quem não é tão chegado a carnaval, como o vendedor Milton Gonçalves, de 52 anos. "Nunca fui muito de frequentar, mas passei para ver o movimento e resolvi ficar um tempinho", disse ele, que observava de longe.

Além das ruas, a festa também fez lotar o Anhembi, em um evento privado com entrada gratuita, com shows de artistas populares, como Pabllo Vittar e Gabriel Diniz, do sucesso "Jenifer". "Já estive no carnaval de Salvador duas vezes. Estou me sentindo lá", comentou a estudante Lurdes Siqueira.

No Rio, a folia começou mais cedo. Às 9 horas, o tradicional Cordão do Boitatá estava na rua trazendo um desfile "à moda(antiga", com marchinhas. Mesmo com sol forte, atraiu milhares de participantes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral