Unimed - Capa
Geral

Sobe para 21 o número de focos da larva do mosquito da dengue em Joinville

08 Fev 2012 - 15h05

Mais um foco da larva do mosquito da dengue foi encontrado nesta segunda-feira em uma transportadora em Pirabeiraba, distrito de Joinville. Com isso, o município soma 21 focos somente neste ano.

Transportadoras e ferros velhos estão liderando os índices de focos do Aedes Aegypti (mosquito transmissor da doença), já que os locais mais propícios para o desenvolvimento do mosquito são pneus, principalmente os sem uso ou que estão em veículos que não circulam mais.

Para o Programa de Controle à Dengue, o crescimento dos casos é esperado nesta época do ano. A combinação de dias quentes e chuvosos, típicos do verão, é propício para a proliferação do mosquito.

Por isso, a necessidade de a população redobrar os cuidados. O alerta é para evitar o acúmulo de água parada e eliminar possíveis criadouros do mosquito como vasos, garrafas, caixas d´água abertas e calhas, avisa a coordenadora do Programa de Controle à Dengue do município, Bárbara Gabriela Nied.

O que é a dengue?

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti (da família dos pernilongos), também infectada pelo vírus.

Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Sintomas

Febre alta, dor de cabeça, principalmente na região ocular, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Também é comum náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarreia e vermelhidão na pele. Os sintomas aparecem de três a 15 dias após a picada do mosquito infectado.

A NOTÍCIA

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral