Geral

Sobe para 14 o número de mortes pela chuva no Alto Vale do Itajaí

Entre as vítimas está uma criança de aproximadamente cinco anos. Sete pessoas seguem desaparecidas em Presidente Getúlio

17 Dez 2020 - 20h35Por Janici Demetrio
Sobe para 14 o número de mortes pela chuva no Alto Vale do Itajaí  - Crédito: Divulgação Prefeitura de Presidente Getúlio Crédito: Divulgação Prefeitura de Presidente Getúlio

A enxurrada que atingiu municípios de Santa Catarina durante a última madrugada, provocou pelo menos 11 mortes em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, segundo boletim divulgado pela Prefeitura na noite desta quinta-feira (17). Conforme o comandante dos bombeiros voluntários, Alex de Lima, uma criança de aproximadamente cinco anos está entre as vítimas. Segundo a Prefeitura, pelo menos sete pessoas estão desaparecidas. Cães farejadores auxiliam nas buscas, que foram realizadas ao longo desta quinta-feira (17) e devem seguir nos próximos dias.

Uma equipe de Jaraguá do Sul auxilia nos trabalhos em Presidente Getúlio. Voluntários do Grupo Especialista em Resgate e Salvamento (Gerar) e integrante da Defesa Civil partiram para o Alto Vale do Itajaí no início da tarde desta quinta-feira (17).  Conforme Alex de Lima, além do centro da cidade, o bairro Revólver foi bastante atingido. Casas foram destruídas por pedras que se soltaram. Na manhã desta sexta-feira (18), geólogos de Blumenau devem avaliar o solo e terrenos com risco de deslizamentos em Presidente Getúlio. 

Segundo a Defesa Civil, foram registradas ocorrências em cidades do Alto Vale do Itajaí, da Grande Florianópolis, do Oeste e do Sul do Estado. Até o fim da tarde, Rio do Sul havia encaminhado decreto de situação de emergência e Presidente Getúlio havia decretado estado de calamidade pública. Em Rio do Sul foram confirmadas duas mortes e em Ibirama uma.

Em Presidente Getúlio, a forte enxurrada foi provocada por 120 milímetros de chuva em apenas seis horas. Casas foram invadidas pela água e moradores foram arrastados. O acesso à cidade, que tem cerca de 15 mil habitantes e fica a aproximadamente 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.
 

Matérias Relacionadas

Política

Jaraguá terá manifesto em favor do voto impresso

O movimento é organizado através das redes sociais, usando a hastag "Dia01VaiSerGigante"
Jaraguá terá manifesto em favor do voto impresso
Saúde

Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas

O serviço foi criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus
Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas
Geral

Corpo da senhora Alminda Franzner será velado no bairro São Luís

Ela faleceu na madrugada desta quinta-feira (29) aos 87 anos
Corpo da senhora Alminda Franzner será velado no bairro São Luís
Geral

Guaramirim inicia entrega dos cartões SC Mais Renda do Governo do Estado

Entrega simbólica aconteceu na presença do prefeito Luis Antonio Chiodini e do secretário de Estado Claudinei Marques
Guaramirim inicia entrega dos cartões SC Mais Renda do Governo do Estado
Ver mais de Geral