transito
Geral

Situação das águas é debatida em seminário regional

01 Jun 2012 - 13h08

A importância da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu foi tema de seminários regionais, nesta quinta-feira (31), em Schroeder, Guaramirim e Jaraguá do Sul. Ocupando uma área de pouco mais de três mil quilômetros quadrados, a Bacia do Rio Itapocu é uma das mais importantes da região. É do rio Itapocu, que dependem 84% da população de Jaraguá do Sul para o abastecimento de água. Estão inseridos na formação dessa região hidrográfica, 13 municípios, de Araquari a São Bento do Sul, incluindo Joinville e Blumenau.


Apesar dos vários registros já feitos, há muito o que se responder sobre o mais importante rio de Jaraguá do Sul. Não se sabe, por exemplo, qual a quantidade de água em toda a bacia, nem, com exatidão, a qualidade do líquido. Outra informação importante que não é por quanto tempo o rio Itapocu suportará atender a demanda de água para o consumo humano, animal e agricultura.

A bióloga Anja Meder Steinbach, é consultora da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Programa SC Rural. Segundo ela, os estudos apontam que para cada quilômetro quadrado de terreno em nossa região, há em média, um quilômetro e meio de cursos d'água.

[jwplayer mediaid="74715"]

A bióloga está preocupada com a falta de dados técnicos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, que há pouco tempo, segundo ela, nem mapas existia. São necessários estudos que digam a quantidade exata, a vazão dos rios e também, a qualidade da água que se tem. Uma tese de mestrado defendida pela Arquiteta e Urbanista Rosana Silva dos Reis Thiesen, ex-assessora de Planejamento e Meio Ambiente da Amvali, revelou que cerca de 70% das Áreas de Preservação Permanente, ao longo do Rio Itapocu, estão ocupadas irregularmente, ou foram devastadas, evidenciando a falta de fiscalização. De acordo com a bióloga Anja Meder Steinbach, é preciso compensar as pessoas que conservam as margens do rio.

[jwplayer mediaid="74717"]

(SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC

Frente fria se aproxima entre esta terça e quarta-feira
Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC
Geral

Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab

Evento ocorre no dia 5 de maio no Rancho do Tonin
Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab
Geral

Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 

O sepultamento ocorre nesta terça-feira (23) no cemitério municipal de Guaramirim
Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 
Ver mais de Geral