Mês do Trânsito - Rádio
Geral

Situação das águas é debatida em seminário regional

01 Jun 2012 - 13h08

A importância da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu foi tema de seminários regionais, nesta quinta-feira (31), em Schroeder, Guaramirim e Jaraguá do Sul. Ocupando uma área de pouco mais de três mil quilômetros quadrados, a Bacia do Rio Itapocu é uma das mais importantes da região. É do rio Itapocu, que dependem 84% da população de Jaraguá do Sul para o abastecimento de água. Estão inseridos na formação dessa região hidrográfica, 13 municípios, de Araquari a São Bento do Sul, incluindo Joinville e Blumenau.


Apesar dos vários registros já feitos, há muito o que se responder sobre o mais importante rio de Jaraguá do Sul. Não se sabe, por exemplo, qual a quantidade de água em toda a bacia, nem, com exatidão, a qualidade do líquido. Outra informação importante que não é por quanto tempo o rio Itapocu suportará atender a demanda de água para o consumo humano, animal e agricultura.

A bióloga Anja Meder Steinbach, é consultora da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Programa SC Rural. Segundo ela, os estudos apontam que para cada quilômetro quadrado de terreno em nossa região, há em média, um quilômetro e meio de cursos d'água.

[jwplayer mediaid="74715"]

A bióloga está preocupada com a falta de dados técnicos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, que há pouco tempo, segundo ela, nem mapas existia. São necessários estudos que digam a quantidade exata, a vazão dos rios e também, a qualidade da água que se tem. Uma tese de mestrado defendida pela Arquiteta e Urbanista Rosana Silva dos Reis Thiesen, ex-assessora de Planejamento e Meio Ambiente da Amvali, revelou que cerca de 70% das Áreas de Preservação Permanente, ao longo do Rio Itapocu, estão ocupadas irregularmente, ou foram devastadas, evidenciando a falta de fiscalização. De acordo com a bióloga Anja Meder Steinbach, é preciso compensar as pessoas que conservam as margens do rio.

[jwplayer mediaid="74717"]

(SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Economia

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 50 milhões

Números sorteados no Concurso 2.302 foram 18, 22, 25, 27, 43, 44
Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 50 milhões
Geral

Federação de Bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia

Houve alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos
Federação de Bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia
Saúde

Covid-19: estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa

CoronaVac está na última etapa de estudos em humanos
Covid-19: estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa
Esportes

Tóquio exigirá testes de covid-19 para atletas, mas não quarentena

Primeiro-ministro do Japão e Thomas Bach iniciaram projeto de regras
Tóquio exigirá testes de covid-19 para atletas, mas não quarentena
Ver mais de Geral