Mês do Trânsito - Rádio
Geral

Sindicatos do ensino superior do Estado se reúnem para discutir posicionamento

30 Mai 2012 - 14h55

Hoje, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) realiza uma reunião ampliada no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 15h, para discutir a greve nacional dos professores e avaliar qual será a sua participação do Estado no movimento.

A greve das universidades federais começou em 17 de maio no país. Segundo o Andes, o movimento continua até que o governo apresente uma proposta para análise da categoria.

- Estamos há praticamente dois anos negociando e não há predisposição do governo em movimentar suas peças no tabuleiro. E as condições de trabalho estão precarizadas, com a crise ocorrida no processo de expansão das universidades - disse a presidente do Andes, Marina Barbosa.

Ela afirma que a única proposta do governo foi a publicação da Medida Provisória nº 568, de 11 de maio, que concede um reajuste de 4%, retroativo a março de 2012.

A UFSC e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) não aderiram à greve. Segundo Marcio Campos, um dos diretores do Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Estado (Apufsc-Sindical), uma reunião do Conselho de Representantes está marcada para amanhã  e discutirá os resultados do processo de negociação sobre carreira entre os sindicatos e o governo federal. O encontro será às 17h, na UFSC.

Entre as reivindicações dos professores está a incorporação de gratificações, acréscimo de titulação, melhores condições de trabalho e restruturação do plano de carreira nos campi criados com o Reuni. Os professores também pedem aumento do piso salarial, segundo eles de R$ 557,51, para R$ 2.329,35, valor calculado pelo Dieese como salário mínimo para suprir as necessidades previstas na Constituição Federal.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Escritora jaraguaense lança primeiro livro percorrendo temas como os amores tóxicos e o empoderamento feminino

O livro está disponível para compra no site da Amazon. Na quarta-feira (30), em comemoração ao aniversário da autora, todos os usuários poderão baixá-lo sem custo
Escritora jaraguaense lança primeiro livro percorrendo temas como os amores tóxicos e o empoderamento feminino
Geral

AMA segue com Pedágio Digital

Presidente da entidade, Tânia Krause, participou ao vivo do Diário da Jaraguá desta terça-feira
AMA segue com Pedágio Digital
Saúde

Jaraguá do Sul registra 39ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 48 horas foram 34 novos casos e 31 pessoas recuperadas
Jaraguá do Sul registra 39ª morte em decorrência do coronavírus
Santa Catarina

TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020

Até o meio-dia desta segunda-feira (28), haviam 21.422 pedidos de registro de candidaturas no estado, o que representa um aumento de 21,45% em comparação com as eleições municipais de 2016
TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020
Ver mais de Geral