Unimed - Capa
Geral

Servidores em férias vão receber o dinheiro do benefício uma semana antes de voltarem ao trabalho

15 Jan 2013 - 11h29

O dinheiro das férias dos funcionários públicos da prefeitura de Jaraguá do Sul foi depositado na sexta-feira, 11, na Caixa Econômica Federal. Mas a liberação para o saque, só a partir de hoje. O processamento da folha de pagamento das férias começou no dia 2 de janeiro, início das férias coletivas e só foi concluído 10 dias depois. Os servidores vão poder colocar a mão no dinheiro, faltando uma semana para o término das férias. Em tempos de tecnologias cada vez mais avançadas, chama a atenção para a demora no processamento e pagamento do benefício, quando para rodar a folha do salário mensal, o sistema faz os cálculos em no máximo duas horas. A explicação para o que aconteceu, segundo o secretário de administração e finanças, Sérgio Kuchenbecker, é a maneira como alguns cálculos são feitos. "Há muita coisa manual que precisa ser melhorado", afirma. Para garantir os cerca de R$ 5,3 milhões das férias dos servidores, foi preciso segurar o pagamento de alguns fornecedores. Para evitar futuros aborrecimentos, a prefeitura assumiu com o Sinsep (Sindicato dos Servidores Públicos), o compromisso de modernizar o sistema e antecipar o pagamento das férias de agora em diante. "Dois dias antes dos trabalhadores entrarem em férias, o dinheiro vai estar na conta", garante Kuchenbecker. 


Apesar das garantias dadas pela prefeitura, podem haver ações judiciais  em decorrência do atraso no pagamento das férias. Por lei, o pagamento deve ser feito no mínimo dois dias antes de os servidores entrarem em férias. O tesoureiro do Sinsep, Luiz Cezar Schorner, orienta os trabalhadores que se sentirem prejudicados a procurarem o sindicato. Os casos serão analisados individualmente. De acordo com ele, é compreensível o momento em que ocorre a troca da administração, e as dificuldades que isso possa representar. "Mas de maneira alguma o sindicato abre mão dos direitos dos trabalhadores", diz. A prefeitura poderá ter pagar multas e juros pelos dias de atraso. "No entanto, há quem prefira receber o pagamento das férias no dia 30 de Janeiro. Por isso é preciso analisar individualmente cada situação", explica Schorner.

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral