Delivery Much
Jaraguá do Sul

Servidores do posto de saúde do bairro João Pessoa fazem horta de chás

A ideia é incentivar a população a voltar a fazer uso medicinal dos chás, aproveitando uma tradição milenar

26 Mai 2019 - 15h00Por PMJS
Servidores do posto de saúde do bairro João Pessoa fazem horta de chás - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A ideia de incentivar a população a voltar a fazer uso medicinal dos chás, aproveitando uma tradição milenar, levou os agentes comunitários do posto de saúde do bairro João Pessoa a colocar a mão literalmente na terra. Com a coordenação da farmacêutica Katrin Grützmacher e da enfermeira Raquel Beltrame, o grupo plantou no pátio da unidade mudas de losna, funcho, alcachofra, hortelã, alecrim e erva-doce. Nos próximos dias, camomila, melissa e sávia também serão plantadas.  O plantio foi organizado e embelezado com pneus coloridos, que seriam descartados.

Katrin diz que esse é um modelo didático de horta, serve para ensinar a população a reconhecer as plantas e também a saber um pouco mais sobre os benefícios dos chás, que podem e devem ser utilizados juntamente com os tratamentos convencionais indicados pelos médicos. A farmacêutica lembra os benefícios da erva-doce no combate aos gases intestinais e da alcachofra para tratar o fígado, por exemplo.
 
A ampliação da fitoterapia é uma das metas da Secretaria Municipal de Saúde. Uma horta nesse modelo já foi feita no pátio da Prefeitura. Outra deve virar realidade nos próximos dias no posto de saúde do Rio Molha. Também há tratativas para que o Presídio Regional seja contemplado. "É um projeto que demanda tempo, esforço. Não é só plantar, é preciso cuidar, manter. Mas ter fitoterapia nas 26 unidades seria um ganho", diz Katrin. 

horta fitoterápica no João Pessoa foi plantada, além de Katrin e Raquel, pelas agentes comunitárias  Beatriz Oliscovicz, Ivone Junges, Lenice Sebastião, Luci Voigt, Sirlei Freenzel e Tatiane dos Santos. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá contrata estagiários de ensino superior

A partir desta quinta-feira (28) o formulário de inscrição já estará disponível
Prefeitura de Jaraguá contrata estagiários de ensino superior
Geral

Primeira plenária do ano da CDL de Jaraguá ocorre nesta quarta

Encontro online ocorre a partir das 19h30
Geral

Incêndio na boate Kiss completa oito anos sem julgamento dos réus

Tragédia resultou na morte de 242 pessoas e deixou 680 feridos
Incêndio na boate Kiss completa oito anos sem julgamento dos réus
Geral

Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor

Na prática, os estabelecimentos que recebem leite ou processam leite cru refrigerado terão que rastrear toda a matéria-prima e solicitar os exames de brucelose e tuberculose dos bovinos de seus fornecedores
Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor
Ver mais de Geral