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Serviço telefônico sobre drogas atendeu 26,4 mil pessoas em seis meses
No primeiro semestre deste ano, 26,4 mil pessoas foram atendidas pelo serviço VivaVoz 132, que oferece atendimento gratuito de orientação e informações sobre os riscos do uso de drogas e seus efeitos no organismo, além de auxiliar na busca por locais de tratamento. Desde janeiro deste ano, o serviço VivaVoz 132 faz parte do programa Crack, é possível vencer, iniciativa do governo federal para enfrentar o crack e outras drogas.
Desde o início do ano, o atendimento pelo Vivavoz funciona em período integral, todos os dias da semana. Antes, funcionava de segunda à sexta-feira. Com a mudança, houve aumento de 85% no número de pessoas atendidas. No mesmo período do ano passado, foram atendidas pouco mais de 15 mil pessoas.
A transformação do VivaVoz em telefone de três dígitos também contribuiu para o aumento do número de ligações, avalia a titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina Duarte. "Facilitou a memorização do número e o acesso da população", afirma a secretária.
Perfil do atendimento
A maioria das pessoas atendidas pelo serviço neste primeiro semestre de 2012 é de homens com mais de 35 anos, com ensino fundamental incompleto, solteiros e com renda de até cinco salários mínimos.