transito
Ponte Hercílio Luz

Serviço emergencial de sustentação da Ponte Hercílio Luz termina no próximo domingo

01 Out 2015 - 17h43

A empresa responsável pela construção da estrutura que vai garantir a sustentação da ponte Hercílio Luz concluiu nesta quarta-feira, 30, em Florianópolis, a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte.  A obra começou no dia 7 de abril e será concluída até o domingo, 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual de 180 dias. Até o domingo, estarão sendo executados os trabalhos de acabamentos, como piso de madeira e guarda corpo.


O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, explicou que de um pilar a outro vão da ponte tem 340 metros e que a função das estruturas colocadas nesta etapa foi dividir este espaço ajudando a equilibrar o peso da ponte. Os estrados são peças de aço colocadas em cima das plataformas de sustentação entre um pilar e outro. Nas quatro torres, foram fixados quatro estrados com 12 toneladas cada um.


“Hoje se vence uma etapa importantíssima da ponte segura. Acompanhamos a colocação do estrado na última torre, o que mostra que a empresa tinha o conhecimento e a capacidade para executar. Ficamos felizes quando uma empresa consegue concluir os serviços dentro do prazo, porque a parte do governo é garantir o recurso, e isso foi feito”, informou.

O valor desta etapa foi de R$ 10,3 milhões. No local, cerca de 100 homens e 40 máquinas realizaram os trabalhos, que tiveram a supervisão de técnicos e engenheiros do Deinfra.

A empresa responsável pelo trabalho, a Empa, tem sede em Belo Horizonte e mais de 50 anos de experiência no mercado de construção pesada. A companhia faz parte do grupo português Teixeira Duarte.

Conforme o presidente do Deinfra, o próximo passo será a apresentação de proposta para conclusão da ponte, que é uma etapa que está sendo conversada e negociada. “Em pouco tempo, teremos novidades”, destacou.


Os trabalhos de construção da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte foram interrompidos em agosto de 2014, após rescisão do contrato com a Construtora Espaço Aberto diante de atrasos no cronograma de restauração.

Histórico da Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 - entre novembro de 1922 e maio de 1926 - pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge.


A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada.

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC

Frente fria se aproxima entre esta terça e quarta-feira
Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC
Geral

Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab

Evento ocorre no dia 5 de maio no Rancho do Tonin
Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab
Geral

Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 

O sepultamento ocorre nesta terça-feira (23) no cemitério municipal de Guaramirim
Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 
Ver mais de Geral