Eleições 2020
Geral

Serviço de castração gratuita soma 168 procedimentos desde maio

24 Out 2016 - 17h54

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Educação na segunda-feira.

Poliomelite


O serviço começou a ser prestado em maio deste ano, regulamentado pelo Decreto 10.470/2015. A castração gratuita se destina a famílias de baixa renda, beneficiadas por programas sociais, e a organizações não governamentais de proteção aos animais. De acordo com o decreto, as ONGs têm direito a, no mínimo, 10% do número de castrações gratuitas feitas por mês. A cada 40 castrações feitas por mês, por exemplo, no mínimo quatro são destinadas às ONGs.
A fiscal de Vigilância em Saúde Leila de Souza Santiago informa que, de maio a setembro deste ano, foram realizadas 101 castrações em animais de famílias beneficiárias de programas sociais e 67 castrações em animais de ONGs. O serviço auxilia no controle populacional de cães e gatos e é destinado apenas às fêmeas. Para ter acesso à castração gratuita a família de baixa renda precisa ser beneficiária de um programa social (Bolsa Família, BPC, Cesta Básica, entre outros). É necessário avaliação de cadastro da Assistência Social.
As famílias que cumprem os requisitos devem solicitar o serviço pelo telefone gratuito 0800-642-0136 e informar os números dos documentos pessoais, endereço completo e número de cães e gatos fêmeas que pretende castrar. Após a solicitação e avaliação social, o veterinário da Saúde visita a residência e entrega à família um documento que autoriza a castração em uma das três clínicas veterinárias licitadas para fazer o serviço. A família precisa levar o animal até a clínica indicada dentro de 30 dias. O animal passa pela cirurgia de castração e fica internado na clínica para recuperação. Recebe medicação, vacinas e é liberado para a família.
Mais informações no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul www.jaraguadosul.sc.gov.br/castracoes

Matérias Relacionadas

Geral

Confira o regramento para limpeza nos cemitérios municipais de Jaraguá

Na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro, é celebrado o Dia de Finados, data reservada para momentos de oração aos entes que já faleceram.
Confira o regramento para limpeza nos cemitérios municipais de Jaraguá
Educação

Escolas municipais de Jaraguá recebem alunos com dificuldades no ensino remoto

Os demais estudantes continuam com o ensino a distância
Escolas municipais de Jaraguá recebem alunos com dificuldades no ensino remoto
Santa Catarina

Coronavírus em SC: Santa Catarina empresta monitores para o estado do Amazonas

O empréstimo foi definido após contato entre o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e o Ministério da Saúde (MS)
Coronavírus em SC: Santa Catarina empresta monitores para o estado do Amazonas
Saúde

“Jamais esteve sob análise privatizar o SUS”, diz Guedes

Ministro falou na audiência virtual da Comissão Mista do Congresso
“Jamais esteve sob análise privatizar o SUS”, diz Guedes
Ver mais de Geral