dengue 2
Geral

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado ganha reforço de 30 ambulâncias

07 Ago 2012 - 20h35

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, entregaram, nesta terça-feira, 7, 30 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Governo do Estado investiu R$ 3,8 milhões na compra dos veículos, para atender pacientes de 27 municípios. A frota conta com 22 Unidades de Suporte Básico (USB) e oito Unidades de Suporte Avançado (USA).


Colombo destacou o gereciamento do Samu, que desde a última quarta-feira, 1° de agosto, passou a ser gerenciado pela Organização Social (OS) Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina - SPDM. "Além da entrega de ambulâncias, o modelo de gestão que estamos adotando por meio de OS é muito importante. Com isso vamos conseguir completar todo o quadro de funcionários e zerar o déficit da equipe de 600 para mil funcionários. Estamos vencendo mais uma etapa", disse o governador.

Cada ambulância custou R$ 127 mil. As unidades móveis de Suporte Avançado foram entregues aos municípios de Criciúma, Laguna, Lauro Müller, Braço do Norte, Lages, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, Bocaína do Sul, São José do Cerrito, Tijucas, Blumenau, Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama, Taió, Pomerode, Timbó, Chapecó, Maravilha, Ponte Serrada, Quilombo e Balneário Camboriú.

Já as oito Unidades de Suporte Avançado serão destinadas aos municípios de Criciúma, Lages, Blumenau, Florianópolis, Joinville, Tubarão, Joaçaba e Caçador. "Essas ambulâncias são instrumentos que salvam vidas. É um ganho na qualidade dos serviços. Nossa meta é equipar todos os municípios de forma decente, fortalecendo, assim, todo o atendimento em saúde", afirmou o secretário da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.

O Samu é um programa destinado para o atendimento das emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas que funciona 24 horas por meio do telefone 192. O Serviço conta, hoje, com uma central de regulação em Joaçaba e centrais integradas em Balneário Camboriú, Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Lages e Joinville. Atualmente, o Samu trabalha com uma frota de 23 Unidades de Suporte Avançado (USA), 102 Unidades de Suporte Básico (USB), quatro Veículos de Intervenção Rápida (VIR) e um helicóptero, mantendo parcerias com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, com uma média de 23 mil atendimentos mensais. Desde a sua implantação no Estado, o Samu já prestou mais de 1,4 milhão de atendimentos.

O que é uma OS?

A Organização Social é uma qualificação, um título, que o chefe do Poder Executivo do Estado outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da comunidade. Trimestralmente, a OS deve prestar contas à Secretaria Estadual de Saúde.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral