CMJS - Agosto
Geral

Sepultado corpo do expedicionário Anselmo Bertoldi

13 Fev 2013 - 15h25
Sepultado corpo do expedicionário Anselmo Bertoldi -
Sepultado corpo do expedicionário Anselmo Bertoldi

Foi sepultado por volta das 10h desta quarta-feira, no cemitério da Vila Lenzi, o corpo do expedicionário Anselmo Bertoldi, que morreu as 7h de terça-feira no Hospital São José, aos 93 anos. Desde ontem, centenas de pessoas passaram pela Capela Mortuária Maria Leier, no Centro de Jaraguá do Sul para o último adeus ao expedicionário Anselmo. Durante o sepultamento do ex- ex-combatente, o repórter Rodrigo Floriani conversou com o filho mais velho de Anselmo, Belizário Bertoldi, 63 anos, que ressaltou que o pai sempre procurou o bem e que deixará boas recordações.

[jwplayer mediaid="64827"]

Na ocasião o secretário executivo da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), seção Jaraguá do Sul, Ivo Kretzer, deixou uma mensagem da entidade à população de Jaraguá do Sul.

[jwplayer mediaid="64831"]

Natural de Rio dos Cedros, Anselmo nasceu em 6 de setembro de 1919 e era um dos cinco remanescentes da Força Expedicionária Brasileira aqui na região de Jaraguá do Sul.


Foi convocado para a guerra em 1º maio de 1942 e participou da Força Expedicionária Brasileira na Itália, na função de padioleiro, que recolhia os feridos de combate e levava-os aos postos de atendimento médico.

No dia 19 de dezembro de 2011 lançou o livro "Um Soldado Desarmado", onde em 87 paginas de muitas histórias dramáticas que viveu como soldado na Segunda Guerra Mundial.