Geral
Separou e tem pets? Nova lei define guarda compartilhada; saiba os detalhes
Quando não houver acordo, juiz decidirá futuro do animal
Crédito: Divulgação Decidir o futuro do animal de estimação quando o casamento ou a união chega ao fim é um momento de angústia. Esse desgaste pode ser abrandado a partir desta sexta-feira (17), com a publicação da lei que institui a guarda compartilhada de pets.
A norma estabelece regras, inclusive, caso não haja acordo. Situações em que o juiz determinará o compartilhamento da custódia e das despesas do animal de forma equilibrada entre as partes.
Para isso, o animal deve ser “de propriedade comum”, ou seja, ter passado a maior parte de sua vida de forma conjunta, com o casal.
Os gastos com alimentação e higiene serão de responsabilidade de quem tiver o animal em sua companhia. As demais despesas, como consultas veterinárias, internações e medicamentos, serão divididas igualmente entre as partes.
A parte que renunciar ao compartilhamento da custódia perderá a posse e a propriedade do animal de estimação em favor da outra, sem direito a indenização. Não cabe reparação econômica também em casos de perda definitiva da custódia causada por descumprimento imotivado do acordo.
Em caso de decisão judicial, não será deferida a custódia compartilhada do animal se o juiz identificar:
- histórico ou risco de violência doméstica e familiar;
- ocorrência de maus-tratos contra o animal.
Nessas situações, o agressor perderá a posse e a propriedade do animal para a outra parte, sem direito a indenização.
Insta, Face e YouTube / Contato: 47 98465-0122
Matérias Relacionadas
Geral
(Vídeo) Pneu de caminhão estoura de rompe rede adutora de ferro no centro de Jaraguá do Sul
Incidente ocorreu na tarde desta terça-feira e causou transtornos na região central

Geral
Ciclistas de Jaraguá do Sul organizam pedalada em homenagem a Miguel K. Mesch
O evento busca prestar solidariedade à família, e serve para pedir mais respeito à vida e conscientização no trânsito

Geral
Santa Catarina decreta alerta climático por causa do El Niño
De acordo com meteorologistas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, este momento é de neutralidade em Santa Catarina, com cerca de 80% de probabilidade de início do El Niño entre julho e agosto

Geral
Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça
Beneficiários terão também mais tempo para pagar empréstimos

