transito
Geral

Senado deve conceder título de Capital Nacional dos Atiradores a Jaraguá do Sul

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não sancionou o Projeto de Lei dentro do prazo legal e a matéria retornou ao Senado Federal

01 Nov 2024 - 10h21Por Janici Demetrio
Senado deve conceder título de Capital Nacional dos Atiradores a Jaraguá do Sul - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Retornou ao Senado o Projeto de Lei que concede a Jaraguá do Sul o Título de Capital Nacional dos Atiradores. Isso porque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não sancionou a matéria dentro do prazo legal. 

Lula tinha até a última terça-feira (29) para sancionar ou vetar o Projeto de Lei, aprovado no Senado no dia 8 deste mês. Como não houve manifesto por parte da Presidência da República, a matéria será promulgada pelo Senado Federal. Sendo assim, Rodrigo Pacheco tem até a próxima segunda-feira (4) para fazer a promulgação. 

LEIA TAMBÉM: Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira 

O PL 4.674/2019, que confere ao município de Jaraguá do Sul o título de Capital Nacional dos Atiradores é de autoria do ex-deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC). Ao apresentar o texto, ele lembrou a tradição da prática do tiro esportivo da cidade, influenciada pela chegada de imigrantes alemães na segunda metade do século 19. 

“Como se sabe, o estado de Santa Catarina é o que tem o maior número, proporcionalmente, de clubes de CACs (colecionadores, atiradores e caçadores) do Brasil, o que contribui muito para a cultura local e é motivo de orgulho de Jaraguá do Sul, que realiza anualmente a Schützenfest, que é alusiva aos atiradores”, disse Esperidião ao pedir a inclusão na pauta.

O texto havia sido aprovado em 2019 pela Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado, com a relatoria do então senador Dario Berger. No relatório, ele destacou que as sociedades de tiradores são tradição de origem germânica ainda muito presentes na Região Sul. Entrou na pauta de votação do último dia 8, quando foi aprovado, após pedido do senador Esperidião Amim (PP).  

Matérias Relacionadas

Geral

Içamento de vigas na ponte do Putanga é adiado novamente na duplicação da SC-108

Içamento de vigas na ponte do Putanga é adiado novamente na duplicação da SC-108
Geral

Obras de instalação de faixas elevadas na BR-280 provocam trânsito intenso em Guaramirim

Não há previsão de construção das passarelas na rodovia, segundo o Deinfra
Obras de instalação de faixas elevadas na BR-280 provocam trânsito intenso em Guaramirim
Geral

(Vídeo) Previsão do tempo: Dias agradáveis até o Início da próxima semana

(Vídeo) Previsão do tempo: Dias agradáveis até o Início da próxima semana
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral