dengue
Geral

Seminário avalia cenários e oportunidades para o turismo regional

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Acijs e pelo e-mail eventos@acijs.com.br

06 Dez 2020 - 12h23Por Janici Demetrio

Por meio do Núcleo de Hospitalidade da ACIJS, especialistas se reúnem nos dias 9 e 10 (quarta e quinta-feira) durante encontro virtual que debaterá o atual cenário e as perspectivas para o desenvolvimento do turismo na região.
 
Em sua terceira edição, o Seminário de Turismo tem o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.acijs.com.br e pelo e-mail eventos@acijs.com.br. O evento terá transmissão pela plataforma Zoom.
 
O Seminário de Turismo tem abertura no dia 9, às 14h30, com palestra de abertura do professor universitário, escritor e viajante Charles Zimmermann falando sobre o tema “Novos olhares sobre o turismo – a perspectiva dos viajantes autônomos e autoguiados”.
 
Na sequência, ocorrem dois painéis: “Cicloturismo e eventos como estratégia de redução da sazonalidade nos destinos turísticos”, com Cleiton Dias (Circuito das Araucárias e Vale dos Encantos) e Marines Ronchi (Pedal da Mari), com mediação de Marcelo Nasato (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação); “Gastronomia: Identidade, saudabilidade e inovação”, terá a participação de Alex Caputo (Restaurante Compota), Elisiane Chiodini (Mãejerona Restaurante) e Angela Schroeder (Schroeder Platz), com mediação da líder do Núcleo de Hospitalidade, Cintia Buzian.
 
No dia 10, a programação se inicia com a palestra “Turismo religioso: fé e espiritualidade como impulsionadoras da retomada pós-pandemia”, com o empresário, turismólogo e jornalista Carlos Augusto Silveira Alves, mestre em Turismo Religioso e consultor com atuação em diversos destinos brasileiros.
 
Dois painéis complementam a agenda: “Desenvolvimento de rotas, caminhos e destinos de turismo religioso”, com a participação de Edna Bittencourt (Fraternidade Padre Aloísio Boeing), Marcos Jaboski (Santuário Santa Paulina) e mediação de Nathalia Heringer, coordenadora de Turismo do Sebrae de Minas Gerais; No segundo painel o tema “Agroturismo: valorização da cultura local, diversificação de experiências e atração de turistas” apresentará as oportunidades com propriedades rurais de Jaraguá do Sul, com Evandro e Andressa Rux (Casa Rux) e o roteiro Raízes Coloniais de Gramado, Rio Grande do Sul, com moderação de Lucilene Assing, da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia.
 
Potencial para a valorização de atrativos da região
 
Cintia Buzian, líder do Núcleo de Hospitalidade, ressalta a importância do setor discutir temas que são relevantes não só no atual cenário, em que a economia de maneira geral sofre os reflexos causados pela pandemia, como na perspectiva de avanços para os próximos meses quando da plena retomada das atividades.
Ela destaca na agenda a apresentação de produtos que já são conhecidos, mas também de novas vertentes na atividade turística, como é caso do agroturismo, que vem se expandindo em todo o Brasil e tem na região um grande potencial natural a ser explorado.
 
“Esse segmento já tem atraído visitantes, como também temos oportunidades com o ciclo turismo e o turismo religioso, associados a uma gastronomia típica e variada que agrega valor na cadeia do turismo. Tem sido um ano em que o segmento foi impactado, tivemos muitos desafios, mas é importante aliar esforços de todos os setores, a iniciativa privada, o poder público e entidades organizadas do trade, vislumbrando oportunidades no período pós-pandemia”, observa, sobre a importância do setor estar preparado e estruturado com produtos e serviços.
 
“O setor aposta muito no turismo regional, pela qualidade dos atrativos e pela proximidade que os visitantes têm de acesso aos roteiros, reunir essas expertises é um caminho para uma qualificação ainda maior e com resultados positivos para todos”, acentua Cintia.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral