Saúde
Semana enfatiza Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Por meio do slogan ""Camisinha. Quando um se previne, todos se protegem." terá início a campanha do "Dia Mundial de Luta contra a Aids" que tem início neste sábado, 1º de dezembro. A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) reforçará o tema da campanha junto à comunidade através de informações para a mídia, além de orientações quanto a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) através da distribuição de folders. Este trabalho irá ocorrer em . unidades como os postos de saúde dos bairros da Ilha da Figueira e João Pessoa.
"Na verdade, esta data só reforça algo que foi abordado durante todo o ano de 2012 pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde por meio de palestras e outras ações de prevenção", lembrou um dos responsáveis pela iniciativa, supervisor Programa Municipal das DST, Aids e Hepatites Virais, Dalton Fernando Fischer.
Além do incentivo ao uso dos preservativos em todas as relações sexuais, a campanha incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo, a confidencialidade do teste e o respeito aos direitos humanos. Está aliada ainda à estratégia de mobilização nacional de testagem "Fique Sabendo". O público a ser alcançado em mídias de massa é a população geral das classes sociais C e D, além de públicos segmentados como profissionais e gestores de saúde, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis, mulheres profissionais do sexo.
Dados do Ministério da Saúde apontam que a escolha dessas populações também leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais. A estatística apontam que os jovens em geral se expõem mais que os não-jovens e têm mais parceiros casuais; Outra constatação do estudo é que 40% dos jovens não usam preservativo em todas as relações sexuais, apesar do alto conhecimento de que o preservativo é a melhor forma de evitar a infecção pelo vírus da Aids (HIV).
Em 2012, de janeiro a outubro, já foram diagnosticados 61 casos novos de HIV em Jaraguá do Sul e região. Oficialmente, vivem aqui cerca de 826 pessoas com o vírus, sendo que destas, 556 já possuem a AIDS; não oferecendo risco para uma convivência familiar e social saudável.
Das pessoas que contraíram o HIV em Jaraguá do Sul e região, 77,4% são heterossexuais. "Por isso, é muito importante que antes do início da vida sexual de um casal, ambos procurem uma Unidade de Saúde e se informem sobre o teste de HIV. O teste é gratuito, e o sigilo é garantido", destacou Fischer.
Ele reforça que não se contrai o HIV através de um aperto de mão, do beijo, abraço, compartilhar copos, talheres, toalhas e roupas, sentar no mesmo banco, através de tosse ou espirro, nem mesmo ao doar sangue..O contágio só ocorre através das relações sexuais, da mãe infectada para seu filho (durante a gravidez, na hora do parto ou através do aleitamento materno), seringas contaminadas e transfusão de sangue.
"Ou seja, na convivência do dia a dia, não tem como alguém contrair o HIV. Exatamente por isso que não precisamos ter medo nem preconceito de conviver com uma pessoa que é soropositiva, seja na família, no ambiente de trabalho ou na sociedade. Não se perde um amor para a Aids, mas se perde para o preconceito", observa Dalton Fischer..
A forma mais eficaz de prevenção ainda continua sendo o uso dos preservativos em todas as relações sexuais. Mas se deu bobeira e não usou a camisinha, faça o teste de HIV", destacou o supervisor do Programa DST/Aids.
Outras informações sobre o teste podem ser obtidas através do telefone (47) 2106-8330 (Laboratório Municipal), ou na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou local de trabalho.
Matérias Relacionadas
Geral
Königs Bier celebra 18 anos com festa especial em Jaraguá do Sul!
Além do tradicional chope artesanal e bretzel, o público vai curtir um cardápio variado com food trucks, muita música ao vivo e um ambiente perfeito para confraternizar

Geral
Defina empresa que vai construir os acessos da "Ponte do Brasão"
A entrega deve ser em até 180 dias após a assinatura da Ordem de Serviço (OS)

Geral
Justiça nega indenização a mulher que caiu em golpe ao comprar 3 iPhones por R$ 262 em site falso
Consumidora alegou que houve falha na segurança das plataformas envolvidas na transação e pediu R$ 20 mil por danos morais

Geral
Saiba como garantir ingresso para Retro Flashback da Solidariedade que será sábado em Jaraguá do Sul
Evento será na Sociedade Acaraí, a partir das 21h30
