Saúde

Semana enfatiza Dia Mundial de Luta Contra a Aids

28 Nov 2012 - 17h08

Por meio do slogan ""Camisinha. Quando um se previne, todos se protegem." terá início a campanha do "Dia Mundial de Luta contra a Aids" que tem início neste sábado, 1º de dezembro. A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) reforçará o tema da campanha junto à comunidade através de informações para a mídia, além de orientações quanto a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) através da distribuição de folders. Este trabalho irá ocorrer em . unidades como os postos de saúde dos bairros da Ilha da Figueira e João Pessoa. 


"Na verdade, esta data só reforça algo que foi abordado durante todo o ano de 2012 pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde por meio de palestras e outras ações de prevenção", lembrou um dos responsáveis pela iniciativa, supervisor Programa Municipal das DST, Aids e Hepatites Virais, Dalton Fernando Fischer. 

Além do incentivo ao uso dos preservativos em todas as relações sexuais, a campanha incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo, a confidencialidade do teste e o respeito aos direitos humanos. Está aliada ainda à estratégia de mobilização nacional de testagem "Fique Sabendo". O público a ser alcançado em mídias de massa é a população geral das classes sociais C e D, além de públicos segmentados como profissionais e gestores de saúde, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis, mulheres profissionais do sexo. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que a escolha dessas populações também leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais. A estatística apontam que os jovens em geral se expõem mais que os não-jovens e têm mais parceiros casuais; Outra constatação do estudo é que 40% dos jovens não usam preservativo em todas as relações sexuais, apesar do alto conhecimento de que o preservativo é a melhor forma de evitar a infecção pelo vírus da Aids (HIV). 

Em 2012, de janeiro a outubro, já foram diagnosticados 61 casos novos de HIV em Jaraguá do Sul e região. Oficialmente, vivem aqui cerca de 826 pessoas com o vírus, sendo que destas, 556 já possuem a AIDS; não oferecendo risco para uma convivência familiar e social saudável. 

Das pessoas que contraíram o HIV em Jaraguá do Sul e região, 77,4% são heterossexuais. "Por isso, é muito importante que antes do início da vida sexual de um casal, ambos procurem uma Unidade de Saúde e se informem sobre o teste de HIV. O teste é gratuito, e o sigilo é garantido", destacou Fischer.


Ele reforça que não se contrai o HIV através de um aperto de mão, do beijo, abraço, compartilhar copos, talheres, toalhas e roupas, sentar no mesmo banco, através de tosse ou espirro, nem mesmo ao doar sangue..O contágio só ocorre através das relações sexuais, da mãe infectada para seu filho (durante a gravidez, na hora do parto ou através do aleitamento materno), seringas contaminadas e transfusão de sangue. 

"Ou seja, na convivência do dia a dia, não tem como alguém contrair o HIV. Exatamente por isso que não precisamos ter medo nem preconceito de conviver com uma pessoa que é soropositiva, seja na família, no ambiente de trabalho ou na sociedade. Não se perde um amor para a Aids, mas se perde para o preconceito", observa Dalton Fischer..

A forma mais eficaz de prevenção ainda continua sendo o uso dos preservativos em todas as relações sexuais. Mas se deu bobeira e não usou a camisinha, faça o teste de HIV", destacou o supervisor do Programa DST/Aids.

Outras informações sobre o teste podem ser obtidas através do telefone (47) 2106-8330 (Laboratório Municipal), ou na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou local de trabalho.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral