Premix Concreto
Saúde

Semana enfatiza Dia Mundial de Luta Contra a Aids

28 Nov 2012 - 17h08
Semana enfatiza Dia Mundial de Luta Contra a Aids

 -
Semana enfatiza Dia Mundial de Luta Contra a Aids<br />
<br />

Por meio do slogan ""Camisinha. Quando um se previne, todos se protegem." terá início a campanha do "Dia Mundial de Luta contra a Aids" que tem início neste sábado, 1º de dezembro. A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) reforçará o tema da campanha junto à comunidade através de informações para a mídia, além de orientações quanto a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) através da distribuição de folders. Este trabalho irá ocorrer em . unidades como os postos de saúde dos bairros da Ilha da Figueira e João Pessoa. 

"Na verdade, esta data só reforça algo que foi abordado durante todo o ano de 2012 pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde por meio de palestras e outras ações de prevenção", lembrou um dos responsáveis pela iniciativa, supervisor Programa Municipal das DST, Aids e Hepatites Virais, Dalton Fernando Fischer. 


Além do incentivo ao uso dos preservativos em todas as relações sexuais, a campanha incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo, a confidencialidade do teste e o respeito aos direitos humanos. Está aliada ainda à estratégia de mobilização nacional de testagem "Fique Sabendo". O público a ser alcançado em mídias de massa é a população geral das classes sociais C e D, além de públicos segmentados como profissionais e gestores de saúde, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis, mulheres profissionais do sexo. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que a escolha dessas populações também leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais. A estatística apontam que os jovens em geral se expõem mais que os não-jovens e têm mais parceiros casuais; Outra constatação do estudo é que 40% dos jovens não usam preservativo em todas as relações sexuais, apesar do alto conhecimento de que o preservativo é a melhor forma de evitar a infecção pelo vírus da Aids (HIV). 

Em 2012, de janeiro a outubro, já foram diagnosticados 61 casos novos de HIV em Jaraguá do Sul e região. Oficialmente, vivem aqui cerca de 826 pessoas com o vírus, sendo que destas, 556 já possuem a AIDS; não oferecendo risco para uma convivência familiar e social saudável. 

Das pessoas que contraíram o HIV em Jaraguá do Sul e região, 77,4% são heterossexuais. "Por isso, é muito importante que antes do início da vida sexual de um casal, ambos procurem uma Unidade de Saúde e se informem sobre o teste de HIV. O teste é gratuito, e o sigilo é garantido", destacou Fischer.


Ele reforça que não se contrai o HIV através de um aperto de mão, do beijo, abraço, compartilhar copos, talheres, toalhas e roupas, sentar no mesmo banco, através de tosse ou espirro, nem mesmo ao doar sangue..O contágio só ocorre através das relações sexuais, da mãe infectada para seu filho (durante a gravidez, na hora do parto ou através do aleitamento materno), seringas contaminadas e transfusão de sangue. 

"Ou seja, na convivência do dia a dia, não tem como alguém contrair o HIV. Exatamente por isso que não precisamos ter medo nem preconceito de conviver com uma pessoa que é soropositiva, seja na família, no ambiente de trabalho ou na sociedade. Não se perde um amor para a Aids, mas se perde para o preconceito", observa Dalton Fischer..

A forma mais eficaz de prevenção ainda continua sendo o uso dos preservativos em todas as relações sexuais. Mas se deu bobeira e não usou a camisinha, faça o teste de HIV", destacou o supervisor do Programa DST/Aids.

Outras informações sobre o teste podem ser obtidas através do telefone (47) 2106-8330 (Laboratório Municipal), ou na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou local de trabalho.

Matérias Relacionadas

Geral

App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví

Exclusivo para instituições do Terceiro Setor, religiosas ou não, o aplicativo, que é inteiramente gratuito, organiza processos e atividades centrais de cada entidade.
App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví
Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente
Geral

Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados

Um novo edital do programa que irá contemplar novos espaços para a comunidade jaraguaense deverá ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2021.
Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados
Geral

Previsão indica risco de temporais em SC

Essa condição começa do Oeste ao Planalto no decorrer da tarde desta quarta-feira (02), atingindo o Litoral Sul a partir da noite, estendendo-se a todas as regiões na madrugada e manhã de quinta-feira (03). 
Previsão indica risco de temporais em SC
Ver mais de Geral