dengue
Geral

Semana começou com tempo firme em SC, mas deve terminar com chuva e frio

No final da noite de quinta-feira (23) podem ocorrer temporais e chuva intensa nas áreas mais próximas do estado do Rio Grande do Sul, em especial no Grande Oeste e estes temporais avançam rapidamente para as demais regiões catarinenses

21 Mai 2024 - 09h45Por Janici Demetrio
Semana começou com tempo firme em SC, mas deve terminar com chuva e frio  - Crédito: Roberto Zacarias/SECOM Crédito: Roberto Zacarias/SECOM

A semana começou com predomínio de tempo firme em Santa Catarina e o estabelecimento de uma massa de ar fria mantém o tempo ensolarado, com pouca variação de nebulosidade, manhãs frias e tardes amenas e ao longo da semana as temperaturas devem subir aos poucos. 

Estas condições de tempo firme se mantêm pelo menos até quinta-feira (23) quando o processo de formação de uma frente fria começa a mudar as condições do tempo. Já na parte da manhã, os ventos ganham força do Grande Oeste ao Planalto Sul, devido ao processo de formação da frente fria. São esperados ventos de norte a noroeste, com velocidades médias por volta de 30 km/h e rajadas entre 50 km/h e 70 km/h. Assim, nestas áreas existe risco para destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. 

No final da noite de quinta-feira (23) podem ocorrer temporais e chuva intensa nas áreas mais próximas do estado do Rio Grande do Sul, em especial no Grande Oeste e estes temporais avançam rapidamente para as demais regiões catarinenses. 

Entre a madrugada e manhã de sexta-feira (24) o sistema deve atingir as regiões do Meio-Oeste e Planaltos, avançando para o Litoral até o início da tarde. Devido a intensidade das chuvas, são esperados alagamentos e enxurradas, sendo o risco maior na região do Grande Oeste e Planalto Sul. A sexta-feira termina com a entrada de mais uma massa de ar seca e fria na região, com queda acentuada das temperaturas e sensação de frio. 

Vale destacar que este sistema também provoca ventos fortes no decorrer da sexta-feira (24) mesmo após o enfraquecimento das chuvas. Nas áreas litorâneas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis os ventos sopram de sudoeste, com velocidades médias por volta de 30 km/h e rajadas entre 50 e 70 km/h. Como resultado, também se espera agitação marítima, com ondas de até 3,0 m, risco de ressaca e alagamentos costeiros, devido à elevação da maré. Existe risco para atividades de navegação e pesca, esportes náuticos e também para erosão costeira. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

 

Matérias Relacionadas

Geral

A semana começa com chuva e temporais em Santa Catarina

A previsão é de que as condições de chuva persistam ao longo desta terça-feira (25), com a frente fria se estabilizando sobre o estado.
A semana começa com chuva e temporais em Santa Catarina
Trânsito

Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 

Defesa Civil e Secretaria de Obras liberaram a passagem ainda na tarde desta segunda-feira (24)
Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 
Geral

Quantos pontos posso ter na CNH?

Confira as regras!
Quantos pontos posso ter na CNH?
Saúde

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado nesta segunda
Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar
Ver mais de Geral