Séculus
Dengue

Sem testes, Saúde de SC atrasa resultado de exames da dengue

29 Jan 2016 - 13h52

Dos casos contabilizados, apenas três já foram divulgados os resultados dos exames, sendo que, um deu positivo e dois negativos. Os demais aguardam resultado do exame ou coleta do material.  E conforme a Vigilância Epidemiológica não há previsão para a divulgação, uma vez que, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), em Florianópolis, está sem kits, compostos por testes e reagentes, para fazer as análises, distribuídos pelo Ministério da Saúde.


De acordo com matéria publicada na página do jornal Diário Catarinense na internet, até a quinta-feira o laboratório já acumulava 1.182 amostras que aguardam os testes para diagnóstico da dengue. Devido a situação, a Secretaria de Estado da Saúde já fez uma compra emergencial de 25.920 testes, que deve chegar em partes a partir da semana que vem.

Conforme relato da gerente técnica de biologia médica do Lacen/SC, Cristine Ferreira, o Jornal Diário Catarinense, o laboratório costumava receber dois tipos de teste do Ministério, cada um utilizado em situações específicas de acordo com o momento da coleta, mas que deixou de receber ambos em outubro. Como ainda tinham estoque, um dos testes começou a faltar em 14 de dezembro e o outro em 12 de janeiro. Ela afirmou ainda que recebiam a quantidade de acordo com o pedido, mas que era em média 1,2 mil por mês, porém em situações de pico chegaram a receber 3,2 mil. A médica ressaltou ainda, que os pacientes não estão sendo impactados. Assim que apresentam os sintomas e antes do resultado dos testes já são medicados, explicou ela.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que, a situação deve ser normalizada até o mês de fevereiro com a chegada de mil kits sorológicos, o que corresponde a 96 mil testes. E que devido a problemas relacionados à compra do produto em 2015, houve uma redução na distribuição regular de kits de testes sorológicos.

GNet

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli anuncia R$ 100 milhões de investimentos em mais 40 obras

Boa parte das obras já têm projetos prontos, elaborados pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, da Amvali e de uma empresa de engenharia contratada
Lunelli anuncia R$ 100 milhões de investimentos em mais 40 obras
Geral

Morre no Rio, aos 75 anos, o autor de novelas Gilberto Braga

Ele escreveu obras clássicas da TV, como Dancin' Days
Morre no Rio, aos 75 anos, o autor de novelas Gilberto Braga
Geral

Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica

Campanha Sinal Vermelho auxiliará mulheres de modo discreto e sigiloso
Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica
Saúde

Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8

Lembrando que a Central de Vacinas Covid-19 não atenderá mais aos domingos
Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8
Ver mais de Geral