Negócios

Selecta lança ‘Projeto Eu Que Fiz ‘ com Caminhão-Escola

18 Set 2012 - 17h10

A Duas Rodas - maior fabricante de aromas e ingredientes para sorvetes do  Brasil - através de sua linha de cobertura de chocolates SELECTA, lança neste sábado, dia 15 de setembro, o Projeto Eu que Fiz, com a proposta de oportunizar uma renda extra a mulheres de comunidades carentes e também de capacitar empreendedores individuais que trabalham com chocolate artesanal. O projeto começará em Alagados, Salvador (BA), e chegará a comunidades de Santa Catarina e dos outros Estados do Sul no ano vem. O curso gratuito será oferecido em um caminhão-escola, equipado com sala de aula  e uma minicozinha, e terá como base o conteúdo de um  livro especialmente desenvolvido para o Projeto Eu que Fiz.


O foco do curso profissionalizante são mulheres que vivem em comunidades carentes do País, que já são empreendedoras ou que tenham interesse em empreender. São trufeiras, boleiras e confeiteiras domésticas de comunidades carentes interessadas em uma fonte de renda extra.

O projeto foi construído a partir de uma pesquisa exclusiva contratada pela marca e feita pelo Instituto de Pesquisa Data Popular em comunidades de São Paulo. O levantamento apontou que a administração do negócio é um desafio maior para as empreendedoras do que, por exemplo, capturar receitas.

Para atender  a esta necessidade, o curso terá duração de três horas e oferecerá dois módulos de aulas: nos primeiros 90 minutos, as lições serão sobre administração do negócio; nos 90 minutos finais, as alunas aprenderão novas receitas com a linha de coberturas de chocolate Selecta, assinadas pela culinarista Augusta Nani.

Com linguagem lúdica, didática e ilustrativa, o livro produzido com a participação e metodologia da culinarista Cristina Marim ensina como fazer bombons, trufas, lembrancinhas e também aborda os temas de administração e comercialização de um negócio. A mulher empreendedora destas comunidades terá informações de como escolher melhor a embalagem, preços, mercado, além de encontrar respostas a perguntas frequentes como "O que você vai vender", "Como e aonde vai fazer? "Por quanto vai vender"?", "Quanto vai lucrar?". É um verdadeiro curso de iniciação de negócios.

A percepção da SELECTA é que estes empreendedores individuais estão voltados para atender mercados específicos, diferentes da indústria. A SELECTA aposta no projeto como base para profissionalização dos chocolates e acredita no potencial destas pessoas.  "É a atuação da indústria no papel de desenvolvedor social. Estas comunidades necessitam de um suporte adequado para gerarem renda comercializando chocolates artesanais. A SELECTA quer ajudar a despertar o sentimento de orgulho e de reconhecimento da doceira de que o próprio negócio pode e tem tudo para dar certo. Desde a administração, produção, venda até satisfação dos seus clientes. Por isso o nome Eu que Fiz. Possuímos esta percepção social de formar profissionais capacitados para gerir seu próprio negócio e incluir estas pessoas no mercado de trabalho", afirma a gestora de Marketing e Inteligência de Mercado da Duas Rodas, Joseane Leone.

Além da certificação no final do curso, os participantes da marca ganharão um exemplar do livro e um cupom que poderá ser trocado em um dos distribuidores da Selecta espalhados pelo  Estado. O cupom dá direito de, na compra de  três produtos da linha, o consumidor ganhar o quarto item. Também foi elaborado um kit para iniciação de negócios que será sorteado em cada curso. Nele terá alguns utensílios como derretedeira, avental, copo medidor, garfo para banhar, cesta térmica, entre outros.


Com capacidade para até 20 alunos, o caminhão-escola vai oferecer quatro cursos aos sábados e domingos, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Os cursos serão ministrados por culinaristas treinadas pela SELECTA  e em algumas ocasiões contarão com as presenças da culinarista Cristina Marim e do médico Guilherme Furtado, que participa de um quadro do programa Mais Você, da Ana Maria Braga, da Rede Globo, e falará sobre os benefícios do chocolate à saúde.

A definição das comunidades beneficiadas sempre será feita pela equipe SELECTA com apoio de lideranças de entidades, como ONGs, associações e igrejas. Durante a semana, o caminhão oferecerá cursos mais compactos em atacados e distribuidores da marca SELECTA, aprimorando transformadores que já estão no mercado, consolidando a marca que já pode ser encontrada em cerca de 500 lojas especializadas no País e que vem consolidando-se como produto de alta qualidade.

A segunda cidade que será beneficiada pelo projeto Eu que Fiz será Sussuarana (Salvador), e a terceira, Panorama (Feira de Santana). Depois da Bahia, o caminhão-escola vai percorrer, em 2012, cidades de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em um ano, o projeto espera treinar cerca de 8 mil pessoas em 12 Estados brasileiros. A linha SELECTA contempla os chocolates Selecta  Supreme e Confeiteiro, nos sabores amargo, meio amargo, ao leite e branco.

Sobre a Duas Rodas/SELECTA

Criada em 1925 por imigrantes alemães, a Duas Rodas é hoje a maior casa de aromas do Brasil. Com sede em Jaraguá do Sul (SC), e mais cinco unidades fabris em Sergipe, Manaus, Argentina, Colômbia e Chile, a empresa atende a mais de 10 mil clientes em 25 países, oferecendo um extenso mix de ingredientes e soluções para a formulação de diversos gêneros de alimentos e bebidas. A marca Selecta é líder em produtos para sorvetes no mercado nacional - cerca de 70% dos sorvetes são feitos com ingredientes Selecta.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral