Geral

Seleção passa por cima dos EUA e começa ganhar forma para Londres

31 Mai 2012 - 11h55

Os Estados Unidos parecem inspirar Neymar e o técnico Mano Menezes. Nesta quarta-feira, com gols do atacante do Santos, Thiago Silva, Marcelo e Alexandre Pato, o Brasil goleou os donos da casa por 4 a 1, na FedEx Field, em Washington, e mostrou que está ganhando corpo para os Jogos de Londres (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). Foi a maior vitória da Seleção sobre os americanos, mas se o ataque foi eficiente, a defesa mostrou que ainda precisa de alguns ajustes para sonhar com a inédita conquista. Torres descontou para os donos da casa.


O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, um dos atletas com idade superior ao limite de 23 anos, foi um dos destaques da partida. Ao lado dele, Hulk e Thiago Silva também mostraram bom futebol e largaram na frente para estarem nos Jogos de Londres. O goleiro Rafael, do Santos, fez a sua estreia com a camisa da Seleção e esteve bem, destacando-se com três belas defesas no fim do jogo.

O triunfo foi o segundo do time de Mano na série de amistosos antes da competição na capital inglesa. No próximo domingo, o time canarinho vai encarar o México, em Dallas, às 16h (de Brasília).  Essa foi a 23ª partida de Mano no comando da Seleção. Foram 15 vitórias, cinco empates e três derrotas. Nos últimos dez compromissos, o time conquistou oito triunfos consecutivos. A Alemanha, em agosto de 2011, foi o último rival a vencer o Brasil (3 a 2).

Neymar e Thiago Silva colocam o Brasil em vantagem

O Brasil iniciou a partida desta quarta-feira marcando o adversário em cima, assim como fizera em Hamburgo, no último sábado, quando venceu a Dinamarca por 3 a 1. Os americanos tentavam fazer o mesmo, mas não tinham a mesma eficiência. Além disso, os deslocamentos dos jogadores de meio de campo e ataque também ajudaram o time canarinho a ser melhor no início do duelo.

Aos 11 minutos, em jogada que começou na lateral direita, Leandro Damião recebeu na entrada da área e chutou. A bola desviou na mão do zagueiro Onyewu, e o árbitro assinalou pênalti para a Seleção. Na cobrança, Neymar deslocou Howard e colocou o Brasil em vantagem. Na comemoração, dancinha para a torcida.

Oscar e Hulk se aplicavam na marcação. Neymar também não era diferente. Aos 17, quase o segundo. O meia do Internacional deu um balão para o ataque, e a bola sobrou para Damião. O atacante finalizou, mas o goleiro Howard fez a defesa. Após o lance, o arqueiro esbravejou com a sua defesa.

O Brasil seguiu melhor e foi premiado com um gol de bola parada. Neymar cobrou escanteio da esquerda, na cabeça de Thiago Silva. O zagueiro testou com força e fez o segundo do time canarinho. A partir daí, a equipe brasileira deu uma relaxada. Os americanos passaram a ter mais posse de bola, mas sem assustar Rafael. Porém, aos 44, Johnson recebeu nas costas de Danilo e cruzou. Thiago Silva não conseguiu cortar, e a bola sobrou para Gomez empurrar para o fundo das redes.

Brasil faz mais dois, e americanos perdem a cabeça com Neymar

Os Estados Unidos até tentaram assustar o Brasil na volta para o segundo tempo. Aos cinco, Torres arrancou a chuteira de Marcelo, que ficou irritado com o lance. No minuto seguinte, a revolta com a falta no lance anterior se transformou em alegria com mais uma bola na rede. Hulk recebeu na intermediária e tocou para Neymar, pelo lado esquerdo da grande área. O craque da Seleção percebeu a entrada de Marcelo e rolou para o lateral chutar de primeira para marcar o terceiro do time canarinho.


Com o gol, o time americano perdeu a compostura. Jones foi o primeiro a dar um pontapé em Neymar. Em seguida, foi a vez de Cherundolo. Era o camisa 11 pegar na bola e um dos jogadores dos Estados Unidos perder o controle com a habilidade do atacante.


Jones perde a cabeça com a habilidade de Neymar (Foto: Agência Reuters)

No lance seguinte, Neymar fez falta em Cherundolo, e Marcelo chutou a bola no adversário. Mais uma confusão na partida, que não teve nada de amistosa. O Brasil continuou apertando os rivais. Marcelo lançou para Neymar, que cruzou para a área. Pato, que havia acabado de entrar na vaga de Damião, chutou desequilibrado e acertou a trave. 

A partir daí, os Estados Unidos passaram a assustar. Primeiro, Rafael fez duas boas defesas em sequência, depois evitou o gol dos rivais ao espalmar cabeçada de Bradley. Os lances mostraram algumas falhas de marcação no setor defensivo, que ainda viu Bradey, novamente de cabeça, acertar o travessão. Mas nada que mudasse o resultado da partida.

No fim, aos 41, Marcelo fez um ótimo lançamento para Alexandre Pato, que dominou no peito e encheu o pé para marcar o quarto gol e selar o triunfo canarinho em Washington, com direito a torcedor invadindo o campo e sendo contido pela polícia.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral