transito
Saúde

Secretários buscam solução para internação na saúde mental

09 Nov 2015 - 17h01

O primeiro deles foi exposto pela Coordenadora de Saúde Mental em Jaraguá do Sul, Denise Thum, que apresentou a situação de falta de leitos para internação de pacientes com transtornos mentais nos Hospitais de Jaraguá do Sul.


Ela explicou que atualmente os pacientes são encaminhados para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, que disponibiliza 30 leitos para atender toda a região Norte. “Mas o tratamento não é humanizado e temos problemas porque o Samu se recusa a transportar os pacientes com transtornos mentais”. De acordo com ela o Hospital Jaraguá oferece apenas 4 leitos para pacientes dos Caps AD (Alcool e Drogas), mas que ainda assim recusa alguns pacientes considerados graves.

Foram estabelecidas duas propostas para buscar a solução, sendo elas, uma reunião do colegiado com o Conselho Administrativo do Hospital Jaraguá e outra com a direção do Hospital Santo Antônio de Guaramirim, para levar a proposta de criação da Ala Psiquiatrica, nos respectivos hospitais.

Cirurgias eletivas

Outro assunto da pauta foram as cirurgias eletivas. Os municípios da região questionam o baixo número de cirurgias marcadas. A diretora da secretaria de saúde de Jaraguá do Sul, Cristiane Haffermann Wille , anunciou que fará um levantamento de prestação de contas junto ao colegiado. A partir desse levantamento será elaborado um documento a ser apresentado ao Secretário de Estado da Saúde.

PMAQ

A gerência de saúde da SDR alertou para o prazo para inscrição no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde, encerrado em 30 de outubro e que foi prorrogado para o dia 20 de novembro.

Tele Consultoria

O último assunto tratado foi a proposta de implantação na região do Programa de Tele Consultoria em Endocrinologia, do Ministério da Saúde, serviço oferecido pelo TeleSaúde da UFSC, de Florianópolis. A Tele Consultoria trata-se de uma consulta solicitada por médicos, enfermeiros e dentistas da rede de Atenção Básica, para um teleconsultor do Núcleo Telessaúde SC, a fim de esclarecer dúvidas clínicas sobre diagnósticos, terapêuticas, ações de saúde ou relativas ao trabalho, envolvendo o paciente.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral