Séculus
Saúde

Secretários buscam solução para internação na saúde mental

09 Nov 2015 - 17h01

O primeiro deles foi exposto pela Coordenadora de Saúde Mental em Jaraguá do Sul, Denise Thum, que apresentou a situação de falta de leitos para internação de pacientes com transtornos mentais nos Hospitais de Jaraguá do Sul.


Ela explicou que atualmente os pacientes são encaminhados para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, que disponibiliza 30 leitos para atender toda a região Norte. “Mas o tratamento não é humanizado e temos problemas porque o Samu se recusa a transportar os pacientes com transtornos mentais”. De acordo com ela o Hospital Jaraguá oferece apenas 4 leitos para pacientes dos Caps AD (Alcool e Drogas), mas que ainda assim recusa alguns pacientes considerados graves.

Foram estabelecidas duas propostas para buscar a solução, sendo elas, uma reunião do colegiado com o Conselho Administrativo do Hospital Jaraguá e outra com a direção do Hospital Santo Antônio de Guaramirim, para levar a proposta de criação da Ala Psiquiatrica, nos respectivos hospitais.

Cirurgias eletivas

Outro assunto da pauta foram as cirurgias eletivas. Os municípios da região questionam o baixo número de cirurgias marcadas. A diretora da secretaria de saúde de Jaraguá do Sul, Cristiane Haffermann Wille , anunciou que fará um levantamento de prestação de contas junto ao colegiado. A partir desse levantamento será elaborado um documento a ser apresentado ao Secretário de Estado da Saúde.

PMAQ

A gerência de saúde da SDR alertou para o prazo para inscrição no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde, encerrado em 30 de outubro e que foi prorrogado para o dia 20 de novembro.

Tele Consultoria

O último assunto tratado foi a proposta de implantação na região do Programa de Tele Consultoria em Endocrinologia, do Ministério da Saúde, serviço oferecido pelo TeleSaúde da UFSC, de Florianópolis. A Tele Consultoria trata-se de uma consulta solicitada por médicos, enfermeiros e dentistas da rede de Atenção Básica, para um teleconsultor do Núcleo Telessaúde SC, a fim de esclarecer dúvidas clínicas sobre diagnósticos, terapêuticas, ações de saúde ou relativas ao trabalho, envolvendo o paciente.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve

Segundo o deputado Vicente Caropreso o edital de licitação será de quase R$ 200 milhões.
Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve
Geral

Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier

É mais uma opção para os jaraguaenses aproveitarem o espaço para descanso e lazer
Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier
Geral

[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador

Não houve feridos no acidente
[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador
Economia

Líderes da indústria de SC discutem reinvenção do setor em fórum da FIESC

O evento será híbrido, com participação presencial restrita a presidentes e executivos de empresas convidadas, além de ser transmitido pela internet
Ver mais de Geral