transito
Habitação

Secretário expõe sociais e é cobrado sobre habitação

18 Abr 2011 - 12h23

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Deputado Serafim Venzon participou de reunião do Colegiado de Assistência Social da AMVALI na última sexta-feira. O objetivo foi conhecer os programas estaduais da área social, bem como a linha de ação do estado e a possibilidade de parcerias com os municípios. O Presidente Nilson Bylaardt iniciou destacando a falta de recursos para a assistência social.

[jwplayer mediaid="93554"]

Sobre a questão habitacional, Nylson Bylardt ressaltou que as prefeituras arcam com a maior parte das despesas e quem aparece são os governos estadual e federal.

[jwplayer mediaid="93558"]

Outro ponto abordado foi a importância da qualificação dos trabalhadores, visto que existiam 60 mil pessoas desempregadas em Santa Catarina, destas 10 mil foram empregadas. Existem mais 20 mil vagas a serem preenchidas, porém não há pessoas qualificadas para desenvolver o trabalho. Demétrius Moura, diretor de trabalho e emprego e coordenador estadual do Sine, fala dos projetos que serão implantados para reduzir esses números.

[jwplayer mediaid="93556"]

O secretário Serafim Venzon disse que a meta do Governo em 4 anos é chegar ao percentual de 3,5% do orçamento do estado para a assistência social. Destacou programas como o "Minha Casa, Minha Vida" que já entregou mais de 1.500 casas na em 2010 e que é importante atender esta demanda, pois é muito difícil pessoas que ganham de um a três salários mínimos terem a casa própria.


Outro ponto abordado foi a importância da qualificação dos trabalhadores, visto que existiam 60 mil pessoas desempregadas em Santa Catarina, destas 10 mil foram empregadas. Existem mais 20 mil vagas a serem preenchidas, porém não há pessoas qualificadas para desenvolver o trabalho.

Outra meta da secretaria é fazer em quatro anos no mínimo mais de 100 mil casas, aumentar o repasse de recursos e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho.

Após o debate, foi entregue ao secretário algumas reivindicações dos municípios da AMVALI, entre elas: a compra de veículos para atender os usuários que dependem da política de assistência social; o apoio para a conclusão do CRAS de Corupá; convênios para atender crianças e adolescentes em situação de dependência química; aumento de recursos para capacitações regulares de técnicos da assistência social; financiamentos para construção de novos CRAS e aquisição de materiais; implantação do serviço para mulheres vítimas de violência, entre outros.

O Colegiado de Assistência Social solicitou a intervenção da Secretaria de Estado da Assistência Social no sentido de flexibilizar a aplicação dos recursos oriundos do Ministério de Desenvolvimento Social, uma vez que estes são direcionados exclusivamente a "custeio". Os municípios solicitam que os mesmos possam ser aplicados em outras modalidades de despesa, a fim de suportar o pagamento de pessoal, cursos e capacitações.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral