GERAL
Secretário de Educação de SP descarta militarização de escola de Suzano
O secretário Estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, descartou a hipótese de militarizar a escola Raul Brasil, em Suzano, cidade da Grande SP, palco de um massacre no dia 13 de março que acabou com nove mortos.
Na época, o então ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, anunciou que Ministério da Educação (MEC) estudava a militarização da unidade de ensino.
Em entrevista à Rádio Eldorado na manhã desta segunda-feira, 29, Soares disse que nem chegou a discutir de forma aprofundada com Vélez a ideia. "Ele apenas mandou um WhatsApp querendo a militarização da escola Raul Brasil e eu disse não, porque não é o que a gente precisa neste momento. A gente precisa discutir mais com o jovem. É saber o que ele (jovem) quer para que a gente possa dar mais orientação e que os estudos sejam dirigidos para os sonhos deles", explicou Soares.
O secretário disse que a ideia de militarização nas escolas será amadurecida se houver interesse de alguma comunidade escolar - em conjunto com diretores, professores e pais.
Rossieli Soares avaliou negativamente a intenção do MEC de cortar investimentos nos cursos da área de humanas nas universidades federais. "É uma notícia ruim. Quando a gente discute, por exemplo, a reforma do ensino médio, não é a exclusão de uma área, é ter todas as áreas e o aprofundamento porque é importante, por exemplo, discutir filosofia, história, geografia, sociologia. Enfim, todas as áreas de humanas são fundamentais para o desenvolvimento dos nossos jovens", avaliou.
Sobre a alteração do período de férias escolares dos alunos da rede pública estadual anunciada na última sexta-feira, 26, pelo governador João Doria (PSDB), Soares afirmou que o governo está buscando unificar o calendário com as redes municipais.
"Tantos nas (férias) de abril quando as de outubro, as famílias certamente terão de se organizar, por isso que nós estamos buscando unificar o calendário com as redes municipais. Não é só São Paulo (capital), a maioria absoluta dos municípios já faz um calendário de 15 dias em julho", explicou.
Matérias Relacionadas
Geral
Ministério Público cobra reparação por acidente com ácido sulfônico na Serra Dona Francisca
Ação civil pública aponta falhas no transporte e na resposta ao acidente que provocou danos ambientais e afetou o abastecimento de água em Joinville

Geral
Homem que beijou criança de 11 anos à força em SC pagará R$ 75 mil por danos morais
O denunciado confirmou ter beijado a vítima, e se limitou a alegar que estaria embriagado

Geral
Semana começa fria e com tempo instável no Vale do Itapocu
A segunda-feira começa com temperaturas mais baixas e alternância de sol e nuvens

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

