Geral

Secretário de Defesa dos EUA diz que morte de Bin Laden pode "mudar jogo" no Afeganistão

07 Mai 2011 - 11h43

O secretário americano de Defesa, Robert Gates, estimou na sexta-feira que a morte de Osama bin Laden poderá "mudar o jogo" na campanha militar liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão.

Em suas primeiras declarações públicas desde a morte do líder da rede terrorista Al-Qaeda, em uma residência no Paquistão, Gates avaliou que ainda é muito cedo para se afirmar com certeza qual será seu resultado sobre a guerra no Afeganistão.

- Mas em termos do impacto da morte de Osama bin Laden sobre a situação no Afeganistão, acredito que há uma possibilidade de mudança de jogo - disse Gates na base aérea Seymour Johnson, na Carolina do Norte.

O chefe do Pentágono acredita que a morte de Bin Laden pode agravar as tensões entre os rebeldes talibãs, do mullah Omar, e a rede Al-Qaeda.

- Bin Laden e o mullah Omar tinham uma relação pessoal muito estreita; e há gente entre os talibãs que se sente traída pela Al-Qaeda, já que os ataques contra os Estados Unidos (no 11 de Setembro) deflagraram a campanha contra o talibã no Afeganistão - destacou Gates.

- Ainda é muito cedo para se fazer julgamentos sobre o impacto no Afeganistão, mas em seis meses vamos saber os reflexos - finalizou.

CLICRBS.COM

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira
Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Geral

Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo

Os usuários que estacionarem na Zona Azul da cidade e não efetuarem o pagamento, continuarão a receber o Aviso de Cobrança de Tarifa, mas somente poderão efetuar a quitação no prazo de até 10 minutos a partir do horário de emissão do aviso
Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo
Saúde

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região
Ver mais de Geral