dengue
Geral

Secretaria lança Programa de Manutenção da Infraestrutura Escolar

28 Nov 2012 - 18h34

A Secretaria de Estado da Educação avança no Pacto pela Educação e dá importante passo para o trabalho das escolas com a criação do Programa de Manutenção da Infraestrutura Escolar. O secretário da Educação, Eduardo Deschamps, assinou na manhã desta quarta-feira, 28, o contrato para criação do módulo Manutenção, no Sistema Integrado de Controle de Obras Públicas (SICOP), uma das ações do Programa, que poderá ser usado a partir de 2013. A implantação será feita pelo Deinfra, seguindo o plano de trabalho formulado pela Secretaria de Estado da Educação (SED).


"O SICOP já conta com o módulo Obras, porém nem todas as necessidades de uma escola se caracterizam como manutenção do edifício construído. Por isso, surgiu a necessidade de criar o Módulo Manutenção, que engloba os serviços de pequenos reparos", explica o diretor de Infraestrutura da SED, Sergio Boebel. Com o sistema, cada diretor poderá abrir a solicitação de manutenção que será analisada pela Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da Gered, para liberação do processo de manutenção. "Todo o trabalho será coordenado e monitorado pela SED, desde a solicitação até a solução do problema", afirma Boebel.

O trabalho de manutenção será feito por empresas previamente selecionadas por meio de licitação. A SDR irá licitar uma planilha com ata de registro de preço de todos os serviços, que inclui elétrico, hidráulico, civil, vidraçaria, limpeza de caixa d'água e fossa, entre outros. Uma única empresa será a responsável por todos os serviços, e cabe à SDR analisar a necessidade de dividir a licitação por lotes. A partir daí, a empresa está apta para efetuar o serviço necessário para manutenção escolar solicitado pelo diretor. "Se não fizermos a manutenção o problema se agrava rapidamente e, consequentemente, precisará de reforma o que tem um custo bem mais alto e maior transtorno dentro da escola", comenta o diretor de Infraestrutura.

Para a diretora de Tecnologia e Informação, Karen Lippi de Oliveira, a recorrência da manutenção poderá propiciar outras ações na unidade escolar. "Se uma escola cadastrar seguidamente um mesmo serviço, pelo sistema será possível analisar e corrigir definitivamente o problema. Se for quebra de vidro, por exemplo, pode ser vandalismo, o que requer conscientização na comunidade. Se for manutenção constante no forro, pode ser problema na cobertura. Se for roubo, é preciso trabalhar alinhado com o projeto Escola Segura", explica.  


Com o Programa de Manutenção da Infraestrutura Escolar a SED espera solucionar rapidamente problemas estruturais e permitir que as unidades escolares não sofram com as ações do tempo. "Precisamos estar com as escolas em dia para aumentar a qualidade do ensino catarinense", finaliza o secretário Deschamps.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral