schtuzen frente
Geral

Secretaria da Saúde intensifica ações de prevenção à AIDS durante o Carnaval

05 Fev 2013 - 19h22

Com a chegada do Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), intensifica ainda mais suas ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, com enfoque especial para o HIV/AIDS e a hepatite viral tipo B. Dentre as ações, haverá distribuição de 2,6 milhões de preservativos masculinos, 2,8 mil preservativos femininos e 20 mil unidades de gel lubrificante íntimo aos municípios catarinenses.


Elma Fior da Cruz, gerente de Vigilância das DST/HIV/HV da DIVE, explica que é justamente nessas épocas de descontração que se deve dar especial atenção à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. "Estatísticas revelam que vem diminuindo o uso do preservativo. Como consequência, o número de notificações e casos das DSTs está aumentando. Por isso intensificamos nossas ações incentivando o uso da camisinha como fator de proteção", alerta Elma.

Segundo a gerente, desde 1984, Santa Catarina registrou 27.992 casos de AIDS, sendo 27.044 em adultos e 948em crianças. Nomesmo período foi notificado também o vírus HIV em 4.926 gestantes. A incidência de Aids em adultos no ano passado foi de 24,6 casos para cada 100 mil habitantes. No público infantil, a proporção foi de 2,6 casos por 100 mil crianças menores de cinco anos.

Preocupado com incidência da doença em Santa Catarina, o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, está propondo campanhas permanentes de conscientização. "Temos de agir dentro das escolas, em parceria com educadores, porque é através da educação que formaremos gerações de adultos conscientes da necessidade de prevenção", disse Casagrande.

Registros da DIVE revelam que mais de 89,2 % dos municípios catarinenses já notificaram pelo menos um caso de Aids, sendo que as principais categorias  de exposição são: heterossexual (62,9%), usuário de drogas injetáveis (20,8 %) e homossexual (9,9 %).

 Hepatite também preocupa Estado

Psquisas da Vigilância Epidemiológica efetuadas desde 1994 acusam a notificação de 16.600 casos de hepatite B e 9.544 casos de hepatite C. "Nos casos onde é possível obter a informação da fonte de infecção, detectou-se ser a via sexual (21%) a causa principal nas infecções pelo vírus da Hepatite B e o uso de drogas injetáveis (23%) como risco para portadores do vírus da Hepatite C. A maior estratégia para vencer o avanço da hepatite B, além do uso do preservativo, é a intensificação da vacina,que está disponível em todos os postos de vacinação para a população até 29 anos", explica Elma.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina

Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas
 Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Geral

Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)

Animação que só aumentou com a Marcha das Majestades e o "Segue a Frida", comandado pela banda La Montanara
Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)
Geral

Polícia Civil prende servidores da saúde de Schroeder por fraude em ponto eletrônico

Prefeitura de Schroeder afirmou que participou e colaborou com as autoridades durante toda a análise do caso
Polícia Civil prende servidores da saúde de Schroeder por fraude em ponto eletrônico
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral