dengue
Geral

Secretaria da Agricultura anuncia programa Juro Zero para pescadores, piscicultores e maricultores

12 Dez 2012 - 19h07


A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca irá disponibilizar aos pescadores, piscicultores e maricultores, a partir de 2013, o Programa Juro Zero, com subvenção de 100% dos juros previstos para operações de crédito que se enquadrarem no Pronaf. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 12, na Assembleia Legislativa, durante o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2014. O investimento será de R$ 4,1 bilhões em todo Brasil, e atenderá os pescadores artesanais e aquicultores, em especial das águas continentais (rios, lagos e represas), inclusive beneficiando agricultores familiares.


O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, disse ainda que será investido na melhoria da qualidade da maricultura catarinense, a partir de março de 2013, com a implantação do Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O Sistema atesta a qualidade dos produtos de origem animal, sob o aspecto sanitário e tecnológico, oferecidos ao mercado consumidor e será implantado na sede da Cooperativa dos Produtores de Ostras de Florianópolis, localizada no Ribeirão da Ilha.

O lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2014 foi promovido pela Comissão de Pesca e Aquicultura do Parlamento catarinense e contou com a participação de representantes do Ministério da Aquicultura e Pesca, do Governo do Estado, entidades e sindicatos ligados à pesca e colônia de pescadores. É a primeira vez que a pesca conta com plano safra próprio.

O Plano Safra prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões para expandir a aquicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiros. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, quando o país atingiria a autossuficiência. Linhas de crédito do Pronaf, para agricultores familiares, agora também vão beneficiar pescadores. Entre as ações, está prevista a liberação de linhas de crédito com juros mais baixos, prazos de carência e limites maiores, assistência técnica e extensão rural a 120 mil famílias de pescadores.

Matérias Relacionadas

Geral

(Vídeo) DNIT libera primeiro viaduto da BR-280 em Guaramirim

Estrutura beneficia cerca de 22 mil motoristas que passam pelo trecho diariamente
(Vídeo) DNIT libera primeiro viaduto da BR-280 em Guaramirim
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nesta terça-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Vaticano divulga primeiras imagens do velório do Papa Francisco

Portal Vatican News publicou vídeo do rito de constatação da morte na Capela Santa Marta
Vaticano divulga primeiras imagens do velório do Papa Francisco
Geral

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado
Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco
Ver mais de Geral