dengue
Geral

Secretaria da Agricultura anuncia programa Juro Zero para pescadores, piscicultores e maricultores

12 Dez 2012 - 19h07


A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca irá disponibilizar aos pescadores, piscicultores e maricultores, a partir de 2013, o Programa Juro Zero, com subvenção de 100% dos juros previstos para operações de crédito que se enquadrarem no Pronaf. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 12, na Assembleia Legislativa, durante o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2014. O investimento será de R$ 4,1 bilhões em todo Brasil, e atenderá os pescadores artesanais e aquicultores, em especial das águas continentais (rios, lagos e represas), inclusive beneficiando agricultores familiares.


O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, disse ainda que será investido na melhoria da qualidade da maricultura catarinense, a partir de março de 2013, com a implantação do Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O Sistema atesta a qualidade dos produtos de origem animal, sob o aspecto sanitário e tecnológico, oferecidos ao mercado consumidor e será implantado na sede da Cooperativa dos Produtores de Ostras de Florianópolis, localizada no Ribeirão da Ilha.

O lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2014 foi promovido pela Comissão de Pesca e Aquicultura do Parlamento catarinense e contou com a participação de representantes do Ministério da Aquicultura e Pesca, do Governo do Estado, entidades e sindicatos ligados à pesca e colônia de pescadores. É a primeira vez que a pesca conta com plano safra próprio.

O Plano Safra prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões para expandir a aquicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiros. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, quando o país atingiria a autossuficiência. Linhas de crédito do Pronaf, para agricultores familiares, agora também vão beneficiar pescadores. Entre as ações, está prevista a liberação de linhas de crédito com juros mais baixos, prazos de carência e limites maiores, assistência técnica e extensão rural a 120 mil famílias de pescadores.

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral