Deficiência

SDR faz homenagens durante Semana Nacional do Surdo

27 Set 2012 - 16h10
SDR faz homenagens durante Semana Nacional do Surdo -
SDR faz homenagens durante Semana Nacional do Surdo

Associação promoveu passeata ontem em Jaraguá do Sul (foto: Divulgação)

Eles são privados de ouvir o canto dos pássaros. Mas podem sentir a vibração de uma melodia. Possuem restrições na comunicação, mas esbanjam força de vontade, esforço e somam avanços ao longo dos anos. Nesta quarta- feira, dia 26, foi celebrado o Dia Nacional dos Surdos. A data serve para refletir sobre a história de luta, evolução e conquistas de direitos. Em alusão à data, a SDR preparou uma série de atividades. Na tarde de hoje (26) foi realizada uma homenagem aos surdos na sede da SDR, reunindo professores, interpretes, estudantes e familiares.


Na abertura, os estudantes interpretaram o hino nacional através da Língua Brasileira de Sinais e apresentaram um teatro sobre o dia a dia do surdo. Também foram expostos materiais pedagógicos voltados aos surdos utilizados nas escolas estaduais.  O aluno surdo tem sede de aprender. E a SDR não tem medido esforços para atendê-lo da melhor forma possível?, declarou a gerente de Educação da SDR, Lorita Zanotti Karsten. A integradora de educação especial da SDR, Izabel Bertoldi, também destacou que hoje, as escolas estão preparadas para receber o aluno surdo, com materiais didáticos especiais e equipamentos tecnológicos adaptados.

Já o secretário em exercício, Valério Verbinem, elogiou o trabalho realizado pelo setor de Educação Especial da SDR. "Parabenizo a todos pelo exemplo de esforço, superação, paciência, e principalmente pela paixão que colocam no trabalho. Esta é a receita do sucesso". Os estudantes surdos também realizam na tarde de hoje, uma caminhada para comemorar a data. Eles estão caminhando pelo Centro da cidade com faixas e cartazes.

Surdos na escola

As escolas estaduais contam com um aliado no ensino de alunos com deficiência. Trata-se do Serviço de Atendimento Educacional Especializado SAEDE, que tem como escola polo a Valdete Inês Piazera Zindars.no Centro.  

Brenda Coelho Pereira, 14 anos, estuda na sétima série da escola Valdete e no contra turno frequenta o SAEDE. Segundo ela, as atividades auxiliam o aprendizado. "Nós estudamos LIBRAS, língua portuguesa, fazemos teatro e passeios. Eu gosto muito e aprendo muito também", afirma a menina que sonha em ser dentista ou professora. "A escola é muito boa e o SAEDE é muito importante. O intérprete em sala de aula também nos ajuda e facilita bastante o aprendizado", acrescenta o aluno da escola Julius Karsten, Lucas de Almeida Pozoca, 14 anos.

Programação

Semana Nacional do Surdo

29/09- sábado

4º Encontro da Cultura Surda

Local: Salão da Igreja Luterana (Centro de Jaraguá do Sul)

03/10

Visita ao Seminário de Corupá

Horário: entre 9h e 15h

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga

O animal invadiu um terreno no bairro Cerro Negro e não conseguiu mais sair. Segundo informações dos bombeiros, no local haviam alguns pavões
Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga
Geral

Corpo de Jairê Engler será velado na Corporação dos Bombeiros de Schroeder 

Comandante morreu no início da tarde desta sexta-feira (14) vítima de acidente de trânsito
Corpo de Jairê Engler será velado na Corporação dos Bombeiros de Schroeder 
Geral

Comunidade lamenta a morte do comandante dos Bombeiros de Schroeder

Pelas redes sociais, diversas pessoas se manifestaram, lamentando a partida precoce de Jairê Michel Engler, 26 anos
Comunidade lamenta a morte do comandante dos Bombeiros de Schroeder
Geral

Corporações da região se unem para cumprir escala de plantão em Schroeder

Comandante, Jairê Michel Engler, 26 anos, morreu nesta sexta-feira (14) vítima de acidente
Corporações da região se unem para cumprir escala de plantão em Schroeder
Ver mais de Geral