Mês do Trânsito - Rádio
Deficiência

SDR faz homenagens durante Semana Nacional do Surdo

27 Set 2012 - 16h10
SDR faz homenagens durante Semana Nacional do Surdo -
SDR faz homenagens durante Semana Nacional do Surdo

Associação promoveu passeata ontem em Jaraguá do Sul (foto: Divulgação)

Eles são privados de ouvir o canto dos pássaros. Mas podem sentir a vibração de uma melodia. Possuem restrições na comunicação, mas esbanjam força de vontade, esforço e somam avanços ao longo dos anos. Nesta quarta- feira, dia 26, foi celebrado o Dia Nacional dos Surdos. A data serve para refletir sobre a história de luta, evolução e conquistas de direitos. Em alusão à data, a SDR preparou uma série de atividades. Na tarde de hoje (26) foi realizada uma homenagem aos surdos na sede da SDR, reunindo professores, interpretes, estudantes e familiares.


Na abertura, os estudantes interpretaram o hino nacional através da Língua Brasileira de Sinais e apresentaram um teatro sobre o dia a dia do surdo. Também foram expostos materiais pedagógicos voltados aos surdos utilizados nas escolas estaduais.  O aluno surdo tem sede de aprender. E a SDR não tem medido esforços para atendê-lo da melhor forma possível?, declarou a gerente de Educação da SDR, Lorita Zanotti Karsten. A integradora de educação especial da SDR, Izabel Bertoldi, também destacou que hoje, as escolas estão preparadas para receber o aluno surdo, com materiais didáticos especiais e equipamentos tecnológicos adaptados.

Já o secretário em exercício, Valério Verbinem, elogiou o trabalho realizado pelo setor de Educação Especial da SDR. "Parabenizo a todos pelo exemplo de esforço, superação, paciência, e principalmente pela paixão que colocam no trabalho. Esta é a receita do sucesso". Os estudantes surdos também realizam na tarde de hoje, uma caminhada para comemorar a data. Eles estão caminhando pelo Centro da cidade com faixas e cartazes.

Surdos na escola

As escolas estaduais contam com um aliado no ensino de alunos com deficiência. Trata-se do Serviço de Atendimento Educacional Especializado SAEDE, que tem como escola polo a Valdete Inês Piazera Zindars.no Centro.  

Brenda Coelho Pereira, 14 anos, estuda na sétima série da escola Valdete e no contra turno frequenta o SAEDE. Segundo ela, as atividades auxiliam o aprendizado. "Nós estudamos LIBRAS, língua portuguesa, fazemos teatro e passeios. Eu gosto muito e aprendo muito também", afirma a menina que sonha em ser dentista ou professora. "A escola é muito boa e o SAEDE é muito importante. O intérprete em sala de aula também nos ajuda e facilita bastante o aprendizado", acrescenta o aluno da escola Julius Karsten, Lucas de Almeida Pozoca, 14 anos.

Programação

Semana Nacional do Surdo

29/09- sábado

4º Encontro da Cultura Surda

Local: Salão da Igreja Luterana (Centro de Jaraguá do Sul)

03/10

Visita ao Seminário de Corupá

Horário: entre 9h e 15h

Matérias Relacionadas

Segurança

Ciretran vai ampliar atendimento no setor de captação de imagens

A informação é do delegado regional, Fabiano dos Santos Silveira
Ciretran vai ampliar atendimento no setor de captação de imagens
Segurança

Incêndio atinge apartamento no Jaraguá 99

Quando os bombeiros chegaram no local havia muita fumaça, mais já sem focos de incêndio ativo
Incêndio atinge apartamento no Jaraguá 99
Guaramirim

Suspeito de roubo é localizado, reconhecido e preso em Guaramirim

O crime ocorreu na segunda-feira, 28, por volta das 22h30min, momento em que um cidadão de 28 anos retornava do trabalho de bicicleta pela BR 280
Suspeito de roubo é localizado, reconhecido e preso em Guaramirim
Santa Catarina

Santa Catarina tem saldo positivo de 18,3 mil empregos em agosto, melhor resultado do Sul

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pesquisa divulgada mensalmente
Santa Catarina tem saldo positivo de 18,3 mil empregos em agosto, melhor resultado do Sul
Ver mais de Geral