transito
Geral

Schroeder promove campanha de castração social de animais

A ação buscou atender animais cujo tutores são atendidos pelo Creas e Cras

29 Jul 2021 - 08h59Por Janici Demetrio
Schroeder promove campanha de castração social de animais  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Pelo menos 150 animais foram atendidos na primeira campanha social de castração realizada em Schroeder na quarta-feira (28). A ação buscou atender animais cujo tutores são atendidos pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social).  

Para isso, a Prefeitura aderiu ao Programa de Castração do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali).

Fabiano Spézia, do Cigamvali, explica que o consórcio é uma vontade dos prefeitos que participam da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), para que possam executar ações de maneira conjunta.

“Ao invés de uma prefeitura contratar o serviço de castração, o consórcio contrata para todas, a preço mais acessível e de forma a compartilhar as ações”, aponta.

Na terça-feira (27), foi realizada a primeira ação em Massaranduba, com castração de 150 animais. Nesta quinta (29) é a vez de Guaramirim receber o mutirão.

“E temos programado para a primeira semana de setembro ações em São João do Itaperiú, Jaraguá do Sul e Corupá”, comenta Spézia.

O consórcio contempla apenas famílias de baixa renda cadastradas no CADÚnico, protetores de animais e ONGs.

“Essa é a ideia do Consórcio, a ideia dos prefeitos, trabalhar com essas pessoas que muitas vezes ficam a parte dos processos”, ressalta.

O responsável pelo setor de Meio Ambiente da Amvali, Kerling Homburg, diz que, para entender melhor sobre a realidade e necessidades do Município, o Cigamvali manteve conversas com a Administração e com a principal ONG de Schroeder, a Rutinha Protetora Pet, que já vem fazendo esse trabalho.

Prevenção contra a proliferação e o abandono

O prefeito Felipe Voigt esteve presente no mutirão de castração e revelou que o Município busca combater a situação de proliferação e abandono de cães e gatos.

 “Esta é uma maneira de darmos a nossa contribuição, principalmente atendendo essas pessoas que têm dificuldade de pagar a castração do seu bolso”, justifica.

A diretora de Agricultura, Somira Hackbarth Kasmirski, vê a ação como um grande progresso em Schroeder, pois existem casos de irresponsabilidade para com os animais na cidade.

“Há muita gente que solta seus animais na rua e esses animais procriam demais. Então, o primeiro passo é a prevenção, através da castração, que é o melhor caminho a se tomar”, opina.

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral