Imobiliária Coralli
Geral

Schroeder completa 52 anos

04 Out 2016 - 18h02
Schroeder completa 52 anos  -
Para o prefeito Osvaldo Jurck, a data representa muitas conquistas de todas as administrações em conjunto com sua população. “ Quero parabenizar toda a comunidade, poder público e classe empresarial que muito têm contribuído para o nosso crescimento”, completa.

Hoje Schroeder é uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são mais de 19.400 habitantes na cidade, enquanto que em 2010, o número era de 15.316. Para Jurck, o maior desafio é manter o equilíbrio financeiro, pois as demandas em educação e saúde não param de crescer. “ Este crescimento exige cada vez mais o aumento de investimentos nessas áreas, sobrando poucos recursos para aplicar nas demais áreas de infraestrutura”, explica. Segundo o prefeito, a prioridade para os próximos anos é crescer de forma sustentável mantendo a qualidade de vida de sua população.

Neste ano, devido as eleições municipais, não houve programação de aniversário.

O início

O território que hoje compreende o município integrava o lote de terras escolhidas em função do dote recebido pelo Príncipe de Joinville (França), Francisco Fernando de Orléans, então casado com Dona Francisca de Bragança, filha do imperador Dom Pedro I. Foi destas terras que o príncipe cedeu mais tarde, uma área inicial de oito léguas, a Christian Mathias Schroeder (de Hamburgo), para que colonizasse. O nome da cidade foi escolhido em homenagem ao senador.

Em 1901, colonos de colonizações vizinhas, adquiriram terras nas imediações de Schroeder I. No mesmo ano, o senador Wilhen Köplin, adquiriu terras que doou às suas quatro filhas, entre elas, Helena Köplin (Gneipel) e Ana Köplin (Muller). Em 1913, novos colonizadores foram adquirindo terras, ampliando as áreas de cultivo, abrindo estradas, construindo casas e desenvolvendo cada vez mais a cidade.

Com o aumento da população criou-se o distrito de Schroeder, ainda ligado a Guaramirim. Pela Lei nº 424 de 31 de julho de 1959 de Guaramirim, foi criado o distrito. Já a emancipação veio apenas em 03 de outubro de 1964, em decreto assinado pelo então Governador Celso Ramos.

Alguns momentos históricos em fotos:

- 1964: A casa Gneipel foi construída para abrigar a residência de João Henrique Gneipel e Helena Koplin Gneipel em meados da década de 30. A família possuía uma olaria que funcionou até 2006. Em 1964 quando o município de Schroeder foi emancipado, a família Gneipel dividiu o espaço residencial do imóvel com espaços cedidos para abrigar as primeiras instalações públicas do Município: a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, o Cartório e também a Delegacia.

-1964: Governador Celso Ramos, Deputado J. Gonçalves e Jerônimo Tomaselli na carreata no dia da Emancipação do Município.

- 1964: Discurso no dia da inauguração do Município. Governador Celso Ramos

-1964- Celso Ramos e Paulo Roberto Gneipel, o primeiro prefeito do Município eleito provisoriamente

- 1970: O prédio onde funciona a SECEL foi construído em meados de 1949 pela família Jahn. Foi adquirido pelo poder Público em 1970, quando passou a sediar a Prefeitura Municipal no Térreo e a Câmara de Vereadores no Sótão.

 

Matérias Relacionadas

Educação

Correios e MEC preparam a entrega de 197 milhões de livros didáticos

Serão entregues 197 milhões de livros em municípios de todo o país
Correios e MEC preparam a entrega de 197 milhões de livros didáticos
Mundo

Missão japonesa fará imagens de Marte e suas luas em alta definição

Além de fazer imagens, a missão pretende coletar areia obtida em solo
Missão japonesa fará imagens de Marte e suas luas em alta definição
Geral

Huawei avança em energia solar no Brasil e mira em baterias

A empresa é alvo de polêmicas relacionadas à tecnologia 5G
Huawei avança em energia solar no Brasil e mira em baterias
Segurança

Mais de 2 mil embalagens com drogas são incineradas em Jaraguá do Sul

A droga foi incinerada em um forno de olaria que atinge de 800 a 1000ºC
Mais de 2 mil embalagens com drogas são incineradas em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral