dengue 2
Geral

SCAR tem um dos primeiros projetos aprovados pelo Programa de Incentivo à Cultural de SC

A novidade, conforme a diretora executiva da SCAR, Edilma Lemanhê, abre muitas possibilidades às atividades culturais em Santa Catarina

05 Dez 2021 - 08h00Por Janici Demetrio
SCAR tem um dos primeiros projetos aprovados pelo Programa de Incentivo à Cultural de SC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A diretoria da SCAR (Sociedade Cultura Artística), de Jaraguá do Sul, participou, nesta sexta-feira, 3, do ato simbólico de entrega das primeiras cartas de captação do PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do governo estadual. Ele objetiva o fomento a projetos culturais catarinenses por meio de renúncia fiscal do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação). 

Dessa forma, o PIC permite que empresas contribuintes patrocinem projetos culturais aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abatam o valor investido do imposto devido, mensalmente.  A novidade, conforme a diretora executiva da SCAR, Edilma Lemanhê, abre muitas possibilidades às atividades culturais em Santa Catarina, facilitando a captação de recursos junto à iniciativa privada. 

Antecipando-se, a SCAR é uma das primeiras entidades do Estado a aprovar um projeto dentro do PIC. Ele busca garantir a manutenção das atividades da entidade no fomento cultural, trabalhando em quatro eixos. 

Um deles é a concessão de 395 bolsas de estudo para crianças, jovens e adultos em cursos de dança, teatro, artes visuais, música, audiovisual e iluminação e sonorização. Elas serão divididas entre interessados de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder. 

O outro eixo enfatiza a cessão de uso de espaço da SCAR para artistas catarinenses, com diárias no Grande e no Pequeno Teatro, além da sala de exposições. Outra iniciativa contida no projeto é a continuidade das atividades dos grupos artísticos da entidade em teatro e dança. Serão promovidas nove apresentações de dança, em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, e dez encenações de teatro. Estas em Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, Jaraguá do Sul e Itajaí. 

O quarto eixo do projeto aprovado dentro do PIC é a realização de uma edição do Festival do Audiovisual. Ele terá intervenções artísticas audiovisuais gigantes e exibição de filmes e vídeos. 

O projeto da SCAR soma um total de R$ 1,2 milhão. A carta de captação foi entregue oficialmente durante o evento desta sexta-feira, em Florianópolis. 


Sobre a SCAR
O centro cultural inaugurado em 2003, consolida-se como um espaço para as artes em Santa Catarina e possui dez mil metros quadrados distribuídos em seis pisos e modernas instalações. Sendo avaliado como uma das melhores estruturas no Brasil, a SCAR recebe espetáculos nacionais e internacionais e o reconhecimento de artistas, técnicos e produtores. O principal objetivo do centro é estimular a cultura regional, agindo dentro da formação artística nas áreas de dança, música, teatro e artes plásticas. Para mais informações, acesse www.scar.art.br.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
Ver mais de Geral