dengue
Educação

SC tem o melhor Ideb do país nos anos finais do ensino fundamental

09 Set 2016 - 11h43

O Estado tirou 4,9,  seguido de São Paulo, com 4,7. Já nos anos iniciais, SC ficou com média de 6,1 - o segundo melhor índicie. O primeiro colocado é São Paulo com 6,2. Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 8, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.


A expressiva melhora nos do Ideb nos anos finais também foi apresentada pela rede pública estadual, que aumentou o desempenho de 4,1 para 4,7.

“Nós tínhamos tido uma queda significativa nessa etapa de educação em 2013 por conta da política de progressão automática, que foi extinta pelo Governo do Estado a partir de 2014. SC agora volta a ocupar lugar de destaque no ensino fundamental anos finais no Brasil”, destaca o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, que acompanhou a divulgação do Ideb ao lado do ministro.

O bom desempenho se deve também as ações da SED como o Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (Penoa). Desenvolvido desde 2014, o programa prevê reforço escolar no contraturno.

Nos anos iniciais, em um trabalho feito em conjunto com os municípios, SC continua tendo resultados positivos já semelhantes a países desenvolvidos e continua também nas primeiras posições em relação ao restante do Brasil. Nesta etapa, a rede estadual atingiu o indicador de 5,9, crescendo 0,2 pontos.

No Estado e no país a grande preocupação no momento é o ensino médio. Não só a rede estadual, mas também a rede privada de SC apresentaram baixo desempenho. Apesar de a rede estadual estar entre os melhores resultados do Brasil em relação à prova de conhecimento (Português e Matemática) a taxa de reprovação e abandono ainda é muito elevada.

“O resultado se deve em parte por conta da transição do ensino fundamental de 8 para 9 anos que gerou a progressão automática, sendo os alunos desse processo que estão passando pelo nosso ensino médio agora. Precisamos fazer um esforço significativo para atrair o nosso aluno e oferecer a ele um ensino médio que condiz com a sua realidade”, defende Deschamps.

Para o ministro, Mendonça Filho, a reformulação do ensino médio é uma necessidade urgente. “Este é um quadro caótico e nossa missão no MEC não é ficar olhando o tempo passar. Vamos solicitar a urgente aprovação do PL 6.840 de 2013, que encontra-se no Congresso e prevê mudanças nesta etapa. Passou da hora do ensino médio ter uma nova política de atuação”, enfatizou durante a coletiva de imprensa.

O novo modelo está sendo construído juntamente com o Conselho dos Secretários de Estado da Educação (Consed) e busca maior flexibilidade curricular e que apresente o conhecimento necessário algo que o jovem quer percorrer.

Para esta sexta-feira, 9, está marcada uma reunião sobre o novo modelo de ensino médio a ser implementado a partir de 2017 em SC. “Com essas ações, juntamente com as melhoras que tivemos no ensino fundamental anos finais, temos certeza que nos próximos anos as medições do Ideb voltarão a crescer fortemente no ensino médiodo Estado de SC, como cresceu agora no ensino fundamental 2”, finaliza Deschamps.

Destaques estaduais:

Anos Iniciais

EEB Altamiro Guimarães – 7,8 (Antônio Carlos)

EEB PROF LEA MARIA AGUIAR LEPPER –7,7 (Joinville)

EEB PROF GUSTAVO AUGUSTO GONZAGA – 7,6 (Joinville)


EEB TENENTE ANSELMO JOSÉ HESS – 7,5 (Luiz Alves)

EEB BULCÃO VIANA – 7,3 (Praia Grande)

EEF GOVERNADOR LACERDA – 7,3 (Videira)

EEB DOM PEDRO II – 7,3 (Caibi)

EEB DÉLIA REGIS – 7,3 (Coronel Freitas)

Anos Finais

EEB FELICIANO NUNES PIRES - 6,3 (Florianópolis)

EEB PROF LEA MARIA AGUIAR LEPPER - 6,3 (Joinville)

EEF SAGRADO CORACAO DE JESUS - 6,2 (Canoinhas)

EEB SAO VICENTE - 6,2 (Itapiranga)

EEB SAO BENTO - 6,2 (São Bento do Sul)

EEB MADRE BENVENUTA - 6,2 (São João do Oeste)

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral