Geral

SC tem alerta de chuva forte para esta semana

Confira a previsão do tempo para os próximos dias na região com o meteorologista Leandro Puchalski

02 Mai 2022 - 11h00Por Janici Demetrio
SC tem alerta de chuva forte para esta semana - Crédito: Ricardo Wolffenbüttel / Secom Crédito: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Esta primeira semana de maio traz um alerta de chuva forte para Santa Catarina. Volumes excessivos de chuva estão previstos num período curto de 3 a 4 dias. 

Entre esta segunda-feira (2) e a quinta-feira (5) tanto o processo de formação quanto de maturação de um ciclone entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. É importante destacar que no processo de formação de um ciclone o que preocupa é a chuva e não o vento. Este começa a ocorrer só depois que o ciclone já está formado. Fato que deverá ocorrer só lá por quarta (4) ou quinta (5). Por isso, neste primeiro momento as atenções precisam estar voltadas para os altos volumes de chuva previsto.

As regiões mais atingidas pela ordem devem ser: Sul, Serra e Grande Florianópolis. As outras regiões também terão chuva e até em alguns pontos forte, mas com volumes menores.

ESTIMATIVA DE CHUVA
Para efeito de comparação, na maior parte das regiões temos volumes de 90 a 130 mm ficando o Norte e o Oeste com volumes um pouco maiores de 130 a 190 mm. A questão é que, só nesta semana - segunda a quarta - há previsão de duas a três vezes mais chuva que o normal de maio em algumas áreas.

A região que mais preocupa é o Sul já que alguns simuladores estimam algo entre 200 e 350 mm. Pontualmente até mais. Outras duas regiões estão na rota da chuva forte: Serra e Grande Florianópolis. Nas demais regiões, a chuva também estará presente e até forte, mas com volumes um pouco menores.

COMO DEVERÁ OCORRER
Entre esta segunda (2) e a terça (3) teremos muitas nuvens em todas as regiões com previsão de chuva a qualquer hora. Nesta segunda, quem mais tem chance de chuva forte é a Serra e o Sul. Nesta terça, a chuva ocorre a qualquer hora com previsão de ser forte em todas as regiões. Isso se dará pelo processo de formação do ciclone.

Na quarta (4) com o ciclone formado mais na altura do oceano, a chuva ainda estará prevista, mas intercalando com aberturas de sol. A chance de chuva forte ficará mais restrita do Sul a Grande Florianópolis onde também teremos períodos de melhoria.

ATENÇÃO PARA O MAR
Muita atenção com o tamanho das ondas nos próximos dias. A questão do ciclone tem condições de trazer ondas gigantes para a costa de Santa Catarina. Previsão que as ondas comecem a crescer ao longo do final desta segunda - já em torno de 2 metros - mas com pico na terça e início da quarta. Tem previsão de ondas em torno de 3 metros próximo da costa, especialmente nas praias de mar aberto entre Grande Florianópolis e o Sul.

VENTO
Ainda é um pouco cedo para detalhar a questão do vento associado ao ciclone. Primeiro temos que esperar o processo de formação para saber exatamente onde isso deverá ocorrer. Isto porque só a partir de formado que ele começará a trazer vento. No entanto, podemos adiantar que as rajadas deverão ficar mais restritas ao Litoral e áreas próximas. A princípio rajadas de 50 a 70 km/h. Porém, é uma previsão inicial que precisa ser acompanhada.

Com informações de Leandro Puchalski 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral