Treinamento

SC sedia o maior evento de prevenção e combate a incêndio do país

07 Nov 2016 - 11h11
Em sua 16ª edição, o encontro vai reunir bombeiros do Brasil e do exterior no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis.

“Vamos reunir aproximadamente quatro mil pessoas, juntamente com a comemoração dos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar. É um evento que trata da parte técnica com seminários, competições e feira de materiais de emergência”, destacou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Sandro Martins.

O Senabom tem como objetivo apresentar novas tecnologias e promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras. Também pretende proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência.

Serão realizadas palestras com especialistas nacionais e internacionais, provas operacionais e feira com exposição de materiais e equipamentos. Durante evento ocorre também o Sobrasa Rescue – SC 2016. São provas técnicas, com o propósito de melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento e, principalmente, a redução do número de afogamentos no Brasil e na América do Sul.

Outra atividade que marca mais uma edição do seminário é o Bombeiro de Aço. A competição é mundialmente conhecida e busca estimular a competição sadia entre os bombeiros militares e abrir espaço para o público civil conhecer um pouco das atividades desenvolvidas pelos profissionais. “A ideia é promover a troca de experiência entre os bombeiros do país inteiro, inclusive com a participação de todos os comandantes da Polícia Militar e dos Bombeiros do país e de diversos integrantes das corporações de todos os estados”, explicou Martins.

Santa Catarina é referência nacional na atividade de busca e resgate com cães e, no decorrer dos três dias de evento, acontecerá a segunda prova de certificação operativa de cães. O objetivo é medir a qualidade técnica dos animais para a aplicação em ocorrências reais.

O Senabom 2016 realizará o encontro do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) e reunirá o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom)

Matérias Relacionadas

Geral

Rio do Sul decreta situação emergência e previsão é de mais chuva volumosa em Santa Catarina

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a chuva continua a partir da tarde de sábado (13) a previsão é de chuva intensa e volumosa, que deve se estender até a tarde de domingo (14).
Rio do Sul decreta situação emergência e previsão é de mais chuva volumosa em Santa Catarina
Geral

Inscrições para do Desfile de 75 anos de Guaramirim seguem abertas

Mais de 20 mil pessoas prestigiaram a última edição do desfile
Inscrições para do Desfile de 75 anos de Guaramirim seguem abertas
Geral

(VÍDEO) Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, registra quarta enchente em 2024

No fim de semana, a previsão de chuva indica volumes entre 50 e 70 milímetros acumulados, o que motivou a Defesa Civil a aumentar a cota de inundação para 8,5 metros e a cota de atenção para 9 metros
(VÍDEO) Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, registra quarta enchente em 2024
Geral

Guaramirim promove evento em memória aos 80 anos do embarque da FEB à Segunda Guerra Mundial

Cerimônia ocorrerá no Ginásio do Seleto e prestará homenagem aos 22 combatentes da região
Guaramirim promove evento em memória aos 80 anos do embarque da FEB à Segunda Guerra Mundial
Ver mais de Geral