Santa Catarina

SC promove a segunda edição do Dia da Família na Escola

03 Abr 2017 - 18h32
“Teremos palestras, exposição de trabalhos, atividades culturais e recreativas. É uma oportunidade para estreitar os laços de afeto entre pais, filhos e professores. É um momento para chamar a atenção sobre a importância da presença dos pais na educação dos filhos, porque todo o dia é dia da família na escola”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte.

Este é o segundo ano em que as escolas da rede estadual e do Sistema S sistematizam e unificam uma programação para atrair os familiares dos estudantes. A iniciativa foi do Movimento Santa Catarina pela Educação, cuja proposta foi aceita e aprovada pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa, que a transformaram em lei. A primeira edição do Dia da Família na Escola foi celebrada em abril de 2016.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a participação da família acompanhando a vida escolar dos filhos dentro e fora da sala de aula é fundamental para melhorar cada vez mais a qualidade da educação. "O dia da Família na Escola vem concretizar o desejo de um maior acompanhamento dos pais em toda a trajetória escolar das crianças e adolescentes”.

Um dos estímulos à realização do Dia da Família na Escola é pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo dados os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. “A pesquisa colocou em números aquilo que a experiência e o conhecimento da vida já nos ensinavam”, destaca Côrte.

“Incentivar o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos ou dependentes é um compromisso de todos, do Estado à iniciativa privada, no qual os frutos beneficiam toda a sociedade com uma nova geração mais capacitada para enfrentar os desafios”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo o empresário, além do impacto positivo no aprendizado e no desempenho, o engajamento familiar ainda fortalece o vínculo entre aluno e o ambiente escolar e ajuda a compartilhar os valores e a educação oferecida nas escolas.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, entende que "não dá para pensar em um futuro sem trabalhar, desde cedo, a formação pessoal e a vida escolar”. O empresário entende que é na formação de base que se começa esta construção. "A escola e a família se complementam e fundamentam para que lá na frente se consiga tomar importantes decisões para a vida", comenta Rabaiolli.

“Envolver os pais no dia-a-dia escolar é importante para melhorar o desempenho dos alunos e para que todos entendam que a formação de cidadãos conscientes é dever tanto da escola como da família. É fundamental também no meio rural, ampliando a qualificação dos produtores a fim de reforçar a importância da permanência no campo”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), José Zeferino Pedroso.

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e a formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Ver mais de Geral