Caraguá
Santa Catarina

SC promove a segunda edição do Dia da Família na Escola

03 Abr 2017 - 18h32
“Teremos palestras, exposição de trabalhos, atividades culturais e recreativas. É uma oportunidade para estreitar os laços de afeto entre pais, filhos e professores. É um momento para chamar a atenção sobre a importância da presença dos pais na educação dos filhos, porque todo o dia é dia da família na escola”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte.

Este é o segundo ano em que as escolas da rede estadual e do Sistema S sistematizam e unificam uma programação para atrair os familiares dos estudantes. A iniciativa foi do Movimento Santa Catarina pela Educação, cuja proposta foi aceita e aprovada pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa, que a transformaram em lei. A primeira edição do Dia da Família na Escola foi celebrada em abril de 2016.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a participação da família acompanhando a vida escolar dos filhos dentro e fora da sala de aula é fundamental para melhorar cada vez mais a qualidade da educação. "O dia da Família na Escola vem concretizar o desejo de um maior acompanhamento dos pais em toda a trajetória escolar das crianças e adolescentes”.

Um dos estímulos à realização do Dia da Família na Escola é pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo dados os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. “A pesquisa colocou em números aquilo que a experiência e o conhecimento da vida já nos ensinavam”, destaca Côrte.

“Incentivar o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos ou dependentes é um compromisso de todos, do Estado à iniciativa privada, no qual os frutos beneficiam toda a sociedade com uma nova geração mais capacitada para enfrentar os desafios”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo o empresário, além do impacto positivo no aprendizado e no desempenho, o engajamento familiar ainda fortalece o vínculo entre aluno e o ambiente escolar e ajuda a compartilhar os valores e a educação oferecida nas escolas.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, entende que "não dá para pensar em um futuro sem trabalhar, desde cedo, a formação pessoal e a vida escolar”. O empresário entende que é na formação de base que se começa esta construção. "A escola e a família se complementam e fundamentam para que lá na frente se consiga tomar importantes decisões para a vida", comenta Rabaiolli.

“Envolver os pais no dia-a-dia escolar é importante para melhorar o desempenho dos alunos e para que todos entendam que a formação de cidadãos conscientes é dever tanto da escola como da família. É fundamental também no meio rural, ampliando a qualificação dos produtores a fim de reforçar a importância da permanência no campo”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), José Zeferino Pedroso.

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e a formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Matérias Relacionadas

Geral

Mais três entidades recebem doações da VacinAção Solidária em Jaraguá

Desde o início, campanha já beneficiou mais de 30 diferentes entidades de Jaraguá do Sul com o repasse de mais de 49 toneladas de alimentos não perecíveis
Mais três entidades recebem doações da VacinAção Solidária em Jaraguá
Geral

Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos

Atuação na TV começa na década de 60 e tem personagens marcantes
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos
Geral

Gustavo Bardim está na final do The Voice Kids

Guaramirense conseguiu 50,85% dos votos na semifinal
Gustavo Bardim está na final do The Voice Kids
Geral

Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo

Veja como votar
Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo
Ver mais de Geral