Caraguá
Projeto

SC pode ter até 30 escolas do Ensino Médio no projeto

11 Out 2016 - 12h46
Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, a portaria que institui o programa de Ensino Integral no País, criado por Medida Provisória em setembro. Serão priorizados os Estados que tiverem alcançado o menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio, "respeitada a disponibilidade orçamentária".

No total, até 572 escolas públicas no país poderão ter as aulas integrais. O máximo por Estado é de 30 escolas, de acordo com a população. Na lista do Diário Oficial, Santa Catarina aparece com a previsão de até 30 escolas, atingindo 13,5 mil alunos, número previsto também em outros oito estados, incluindo os vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná. O número do Ideb para o Ensino Médio em Santa Catarina é um dos dados que mais preocupa na Educação no Estado. Enquanto SC vai bem no Ensino Fundamental, o Ensino Médio registra a segunda queda consecutiva, de acordo com os dados divulgados em setembro deste ano: enquanto a média das escolas brasileiras está estagnada em 3,7 (escala de 0 a 10) nos últimos três levantamentos, Santa Catarina caiu de 4 (em 2013) para 3,8 em 2015. Mesma média alcançada em 2005 no Estado.

De acordo com a portaria, cada escola indicada para participar do programa deverá atender no mínimo 350 matrículas integrais de ensino médio após um ano (para o caso de migração de todos os anos) ou 120 no caso de migração somente do primeiro ano do ensino médio. O programa deverá ser implementado até o fim do primeiro semestre de 2017.

A proposta prevê carga horária de, no mínimo, 37,5 horas semanais, com cinco horas mínimas de Língua Portuguesa e cinco de Matemática, além de oito horas dedicadas à parte flexível do currículo.

O programa de ensino integral é parte da Medida Provisória anunciada pelo presidente Michel Temer (PMDB) no mês passado, que estabelece mais horas de aulas e menos disciplinas, com metade do curso montado pelo aluno. Trata-se da maior mudança já feita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996.

 

As informações são do

Jornal HoraSC

Matérias Relacionadas

Geral

Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet

De acordo com a argumentação do músico, 19 canções próprias foram disponibilizadas no serviço de streaming oferecido pela plataforma (ré), sem os devidos créditos
Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet
Geral

Jaraguá em Dança invade o fim de semana

Serão sete sessões com 81 apresentações até domingo
Jaraguá em Dança invade o fim de semana
Geral

Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou nesta semana duas ordens de serviços que autorizam o início de pavimentações das duas vias do interior
Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas
Geral

Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul

Desobstrução desses locais é uma medida preventiva, que visa facilitar o escoamento dos rios
Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral