Geral

SC ganha 12 medalhas de ouro, sete de prata e 11 de bronze nas Olimpíadas Escolares 15-17 anos

10 Dez 2012 - 19h23

Santa Catarina conquistou 12 medalhas de ouro, sete de prata e 11 de bronze, além de 11 troféus, nas Olimpíadas Escolares 15-17 anos, que terminaram sábado à tarde (8), em Cuiabá (MT). O Estado foi representado na competição por 162 atletas de 71 escolas estaduais, municipais e particulares de 31 cidades.


A participação catarinense foi encerrada com vitórias das equipes de handebol feminino e de basquete masculino. Ambas fecharam participação em terceiro lugar nos respectivos torneios da 2ª Divisão, levando medalhas de bronze e troféus para casa. 

As meninas do handebol da escola La Salle, de Concórdia, venceram por 14 a 12 o Colégio Paulo VI (PB). "Um jogo que teoricamente seria fácil, porque havíamos vencido o time do Piauí na fase classificatória por 21 a 11, tornou-se dramático", comentou o técnico Marcelo Campos, referindo-se ao fato de a equipe ter jogado metade do segundo tempo sem a goleira Kinberly, que sentiu uma lesão nas costas. O basquete masculino do Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul, despediu-se das Olimpíadas com uma vitória de 70 a 52 sobre o Colégio Atual (PE). 

Apesar das vitórias, o basquete masculino e o handebol feminino catarinenses seguem na 2ª Divisão das Olimpíadas. Pelo regulamento da competição, os dois melhores sobem de divisão e os dois últimos caem. A outra equipe catarinense que estava na 2ª Divisão era o vôlei masculino, que, neste ano, representado pelo time do Colégio Unificado, de Itajaí, conquistou o segundo lugar e recolocou Santa Catarina entre as oito melhores do país na modalidade. 

Nos 14 dias de disputas, os catarinenses competiram no atletismo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de quadra e de praia e xadrez, todos no masculino e no feminino, além da ginástica rítmica feminina. "Foi boa nossa participação. Nossos destaques foram o atletismo e o tênis de mesa.E precisamos melhorar par ao ano que vem o judô e natação, que este ano não teve uma boa seletiva devido ao calendário da modalidade", comentou Ademar Silva, chefe da delegação catarinense e integrante da gerência de Base e Inclusão da Fesporte. Nas Olimpíadas Escolares 15-17 anos de 2011, a natação catarinense conquistou 11 medalhas, mas neste ano apenas uma - mesmo número de conquistas do judô, que no ano passado ganhou três. 


O atletismo foi a modalidade que mais subiu ao pódio. Foram sete medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze. O riosulense Felipe Leal conquistou o primeiro lugar e bateu os recordes no arremesso de peso e no lançamento do disco. Já a joinvilense Tamiris de Liz despediu-se das Olimpíadas Escolares com mais duas medalhas de ouro nos 100m e nos 200. Ao longo de cinco edições, Tamiris conquistou 11 ouros e um bronze na competição. "Vou sentir saudades da competição. Foi nela que fui descoberta (nas disputas seletivas) e foi ela que me projetou no país", disse ela durante a competição. Tamiris formou com Jonatan Rodrigues, de Florianópolis, que venceu os 100m e 200m masculino, a dobradinha mais rápida do Brasil entre atletas escolares de 15 a 17 anos do país. 

Outro destaque da delegação catarinense foi o tênis de mesa. Belissa Lisboa, de Herval D'Oeste, ganhou o ouro na disputa individual e em duplas, com Tainá Silva, de São Bento do Sul, que, na individual, ganhou o bronze. E no masculino, Daniel Carvalho, de Herval D'Oeste, ficou em primeiro no individual e em terceiro em duplas, com Roger dos Santos, de São Bento do Sul.

O reconhecimento ao desempenho da delegação catarinense também veio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ao convocar o técnico de Joinville Alceu Cavalett e os atletas blumenauenses Jean Carlos Barbosa, do salto em distância, e Amanda Scherer, do arremesso de peso; e a joinvilense Letícia Oro Melo, do salto em distância, para integrar a delegação brasileira que disputará o 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália, de 16 a 20 de janeiro de 2013, O Festival Olímpico da Juventude da Austrália reunirá atletas de 30 países em 17 modalidades esportivas.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Ver mais de Geral