transito
Geral

Saúde mantém alerta para atender sobreviventes do incêndio na Boate Kiss

29 Jan 2013 - 18h52

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (29) que os hospitais de Santa Maria (RS) reservaram 30 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) disponíveis para sobreviventes do incêndio na Boate Kiss. A preocupação é com os jovens expostos à fumaça tóxica e que possam apresentar agravamento do quadro de saúde.


Durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, ele lembrou que as pessoas que estiveram na boate no dia do incêndio e que apresentarem sintomas como tosse, falta de ar e cansaço devem procurar atendimento médico imediatamente. A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Maria recebeu, até o momento, 40 jovens com esse quadro.

Segundo Alexandre Padilha, 75 pacientes permanecem internados em estado grave, com risco de morte - 20 deles sofreram queimaduras graves e o restante é vítima de inalação de fumaça. O ministério forneceu 60 ventiladores mecânicos para auxiliar o atendimento às vítimas. Apenas os três hospitais de Santa Maria realizaram mais de 400 atendimentos.

"Estamos diante do segundo maior incêndio no país. É uma cidade com pouco mais de 200 mil habitantes. Tivemos que montar uma forte estrutura. Só conseguimos salvar vidas porque encontramos três hospitais em condições", disse o ministro.


"A estratégia agora é acompanhar as famílias nos hospitais e em casa. A maioria é de outros municípios do Rio Grande do Sul", disse, ao destacar que a equipe de profissionais destacados para prestar apoio psicológico conta com especialistas que atuaram no atendimento às vítimas do atentado ao World Trade Center, nos Estados Unidos.

AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral