transito
Ministério da Saúde

Saúde investiga caso suspeito de Ebola em Belo Horizonte

11 Nov 2015 - 14h46

O Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informam que a Unidade de Pronto Atendimento da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), recebeu nesta terça-feira (10), às 20h, um paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. Trata-se de um homem, de 46 anos, vindo da Guiné, que chegou ao Brasil no dia 6 de novembro e começou a apresentar sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça no último dia 8.


Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e teve início a adoção do protocolo nacional estabelecido para casos suspeitos de ebola, como a comunicação à secretaria estadual de saúde e ao Ministério da Saúde.

No momento, a UPA Pampulha não está recebendo novos pacientes. O caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância em saúde do Ministério da Saúde e de Minas Gerais. Todos os pacientes e profissionais da unidade que tiveram contato com ele foram orientados e estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O paciente deverá ser encaminhado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola, seguindo protocolo de segurança. A transferência será realizada ainda nesta quarta-feira (11), em avião da Força Área Brasileira.

O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.

Para preservar a privacidade do paciente e direitos legais, as autoridades sanitárias reforçam que o nome do paciente deve ser preservado e não deve ser divulgado pela imprensa e demais mídias.

Fonte: Ministério da Saúde

Matérias Relacionadas

Geral

APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 

Evento acontecerá no Centro Esportivo Murillo Barreto de Azevedo e receberá 49 paratletas
APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral