Unimed - Capa
Tradição

São Francisco do Sul recebe Festa da Cultura Açoriana

29 Ago 2012 - 13h27
São Francisco do Sul recebe Festa da Cultura Açoriana -
São Francisco do Sul recebe Festa da Cultura Açoriana

Berço da colonização açoriana, São Francisco do Sul vai virar palco de manifestações culturais durante o 19º Açor - Festa da Cultura Açoriana - que vai acontecer neste fim de semana no Centro Histórico. A estrutura da festa, que inicia já nesta sexta-feira a partir das 18 horas, já está sendo montada. A festa, que é considerada a maior da cultura açoriana do Brasil, vai contar com gastronomia típica, artesanato, folclore e apresentações musicais. A entrada é franca. Um total de 55 instituições culturais, 38 grupos folclóricos e sete cantorias do Divino Espírito Santo estão desde o final do 18º Açor, ocorrido em Sombrio no ano passado, se mobilizando para a festa. Este ano, mais de 46 apresentações folclóricas e três shows musicais estão na programação, que pode ser conferida no site www.nea.ufsc.br.

Também estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores. No pavilhão montado no Aterro da Babitonga, funcionará a praça de alimentação com pratos da culinária açoriana e uma área com estandes culturais apresentando o artesanato regional de influência açoriana de 22 municípios e 33 instituições do litoral catarinense. Nesse espaço, artesãos vão produzir ao vivo e comercializar suas peças. "É uma forma de contar parte da história de nossa cidade de uma maneira menos tradicional que é através dos livros. As pessoas vão vivenciar um pouco os aspectos culturais francisquenses a cada apresentação, a cada componente da festa", explica Aldair Carvalho, diretor da Fundação Cultural Ilha de São Francisco.


Alunos das escolas do município, que desenvolveram durante todo o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e do legado açoriano no litoral, também vão mostrar os resultados alcançados. Eles farão exibições de dança folclórica, brincadeiras infantis e vão participar do desfile de abertura. Para o coordenador do NEA (Núcleo de Estudos Açorianos), Joi Cletison, o envolvimento dos jovens estudantes faz com que o trabalho em prol da cultura açoriana não termine com a festa. "Mobilizamos mais de 20 escolas da cidade na preparação do Açor, o que significa que estamos ajudando a criar um processo de valorização da herança cultural". Promovida pela Secretaria de Cultura da UFSC, em parceria com a Santur e Governo dos Açores, a Festa Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense escolhida pelo conselho consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos da SeCult, que realiza o evento.



 

Matérias Relacionadas

Geral

Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul

Os interessados devem estar cursando entre o terceiro e o penúltimo semestre do Curso de Engenharia Civil
Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul
Geral

Diego Maradona morre aos 60 anos

Maior jogador da história do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino 'Clarín'
Diego Maradona morre aos 60 anos
Geral

Pernambucanas inaugura loja em Jaraguá do Sul

A loja traz também uma importante novidade, o "Clique e Retire", possibilitando ao local ser um ponto para retirada de produtos adquiridos de forma online em qualquer uma das plataformas digitais da companhia
Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Ver mais de Geral