Promoção - MEU PAI É
Tradição

São Francisco do Sul recebe Festa da Cultura Açoriana

29 Ago 2012 - 13h27
São Francisco do Sul recebe Festa da Cultura Açoriana -
São Francisco do Sul recebe Festa da Cultura Açoriana

Berço da colonização açoriana, São Francisco do Sul vai virar palco de manifestações culturais durante o 19º Açor - Festa da Cultura Açoriana - que vai acontecer neste fim de semana no Centro Histórico. A estrutura da festa, que inicia já nesta sexta-feira a partir das 18 horas, já está sendo montada. A festa, que é considerada a maior da cultura açoriana do Brasil, vai contar com gastronomia típica, artesanato, folclore e apresentações musicais. A entrada é franca. Um total de 55 instituições culturais, 38 grupos folclóricos e sete cantorias do Divino Espírito Santo estão desde o final do 18º Açor, ocorrido em Sombrio no ano passado, se mobilizando para a festa. Este ano, mais de 46 apresentações folclóricas e três shows musicais estão na programação, que pode ser conferida no site www.nea.ufsc.br.

Também estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores. No pavilhão montado no Aterro da Babitonga, funcionará a praça de alimentação com pratos da culinária açoriana e uma área com estandes culturais apresentando o artesanato regional de influência açoriana de 22 municípios e 33 instituições do litoral catarinense. Nesse espaço, artesãos vão produzir ao vivo e comercializar suas peças. "É uma forma de contar parte da história de nossa cidade de uma maneira menos tradicional que é através dos livros. As pessoas vão vivenciar um pouco os aspectos culturais francisquenses a cada apresentação, a cada componente da festa", explica Aldair Carvalho, diretor da Fundação Cultural Ilha de São Francisco.


Alunos das escolas do município, que desenvolveram durante todo o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e do legado açoriano no litoral, também vão mostrar os resultados alcançados. Eles farão exibições de dança folclórica, brincadeiras infantis e vão participar do desfile de abertura. Para o coordenador do NEA (Núcleo de Estudos Açorianos), Joi Cletison, o envolvimento dos jovens estudantes faz com que o trabalho em prol da cultura açoriana não termine com a festa. "Mobilizamos mais de 20 escolas da cidade na preparação do Açor, o que significa que estamos ajudando a criar um processo de valorização da herança cultural". Promovida pela Secretaria de Cultura da UFSC, em parceria com a Santur e Governo dos Açores, a Festa Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense escolhida pelo conselho consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos da SeCult, que realiza o evento.



 

Matérias Relacionadas

Geral

Viadutos e passarelas no trecho estadualizado da BR 280 devem ser licitados nos próximos 30 dias

A informação foi dada pelo deputado estadual Vicente Caropreso.
Viadutos e passarelas no trecho estadualizado da BR 280 devem ser licitados nos próximos 30 dias
Geral

Vaticano: condição de Bento XVI "não é particularmente preocupante"

Papa emérito está superando doença dolorosa, mas não grave
Vaticano: condição de Bento XVI "não é particularmente preocupante"
Educação

Rede estadual começa segundo semestre letivo com atividades não presenciais

Por conta das condições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19, os alunos devem permanecer em casa, fazendo as atividades on-line, com a plataforma Google Classroom, ou as atividades impressas
Rede estadual começa segundo semestre letivo com atividades não presenciais
Jaraguá do Sul

Jaraguá confirma 15ª morte por covid

De 26 de julho a 1º de agosto, o município confirmou 489 novos casos de coronavírus
Jaraguá confirma 15ª morte por covid
Ver mais de Geral