dengue 2
Tradição

São Francisco do Sul recebe Festa da Cultura Açoriana

29 Ago 2012 - 13h27

Berço da colonização açoriana, São Francisco do Sul vai virar palco de manifestações culturais durante o 19º Açor - Festa da Cultura Açoriana - que vai acontecer neste fim de semana no Centro Histórico. A estrutura da festa, que inicia já nesta sexta-feira a partir das 18 horas, já está sendo montada. A festa, que é considerada a maior da cultura açoriana do Brasil, vai contar com gastronomia típica, artesanato, folclore e apresentações musicais. A entrada é franca. Um total de 55 instituições culturais, 38 grupos folclóricos e sete cantorias do Divino Espírito Santo estão desde o final do 18º Açor, ocorrido em Sombrio no ano passado, se mobilizando para a festa. Este ano, mais de 46 apresentações folclóricas e três shows musicais estão na programação, que pode ser conferida no site www.nea.ufsc.br.


Também estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores. No pavilhão montado no Aterro da Babitonga, funcionará a praça de alimentação com pratos da culinária açoriana e uma área com estandes culturais apresentando o artesanato regional de influência açoriana de 22 municípios e 33 instituições do litoral catarinense. Nesse espaço, artesãos vão produzir ao vivo e comercializar suas peças. "É uma forma de contar parte da história de nossa cidade de uma maneira menos tradicional que é através dos livros. As pessoas vão vivenciar um pouco os aspectos culturais francisquenses a cada apresentação, a cada componente da festa", explica Aldair Carvalho, diretor da Fundação Cultural Ilha de São Francisco.

Alunos das escolas do município, que desenvolveram durante todo o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e do legado açoriano no litoral, também vão mostrar os resultados alcançados. Eles farão exibições de dança folclórica, brincadeiras infantis e vão participar do desfile de abertura. Para o coordenador do NEA (Núcleo de Estudos Açorianos), Joi Cletison, o envolvimento dos jovens estudantes faz com que o trabalho em prol da cultura açoriana não termine com a festa. "Mobilizamos mais de 20 escolas da cidade na preparação do Açor, o que significa que estamos ajudando a criar um processo de valorização da herança cultural". Promovida pela Secretaria de Cultura da UFSC, em parceria com a Santur e Governo dos Açores, a Festa Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense escolhida pelo conselho consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos da SeCult, que realiza o evento.



 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral