Mês do Trânsito - Rádio
Saúde

Santa Catarina mantém-se no topo dos Estados com mais casos de HIV

22 Nov 2012 - 13h06

Santa Catarina tem a segunda maior incidência de casos de infecção do vírus HIV no Brasil. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da campanha do teste rápido na rede pública.O boletim epidemiológico de 2011 mostra que a taxa de incidência é de 36,4 casos a cada 100 mil catarinenses. Em Jaraguá do Sul, de acordo com o Supervisor Programa DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Dalton Fischer a situação está sob controle.

[jwplayer mediaid="67590"]

Dos 61 casos diagnosticados na microrregião de janeiro a outubro deste ano, dois foram em Corupá, 12 em Guaramirim, 39 em Jaraguá do Sul, seis em Massaranduba e dois em Schroeder. Fischer destaca que nos últimos anos houve um aumento no número de casos entre os jovens.

A estimativa é que 530 mil pessoas sejam portadoras do vírus HIV no Brasil, sendo que 217 mil estão em tratamento e 130 mil não sabem que têm a doença. Por isso, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para oferecer o teste rápido em larga escala na rede pública. Durante 10 dias, todas as pessoas que desejarem saber sua condição podem procurar as unidades da rede pública e os Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA, em todo o país. A estratégia faz parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro.


O uso de preservativo durante a relação sexual ainda é a melhor prevenção ao vírus HIV.

 

Matérias Relacionadas

Política

Saiba mais sobre o rito do julgamento no tribunal especial

O documento estabelece como será a sequência de trabalhos do tribunal formado por deputados e desembargadores que vai julgar Moisés e Daniela e poderá destituir governador e vice de seus cargos
Saiba mais sobre o rito do julgamento no tribunal especial
Segurança

[VÍDEO] Carro pega fogo no Jaraguá Esquerdo

O fato ocorreu por volta das 10h30
[VÍDEO] Carro pega fogo no Jaraguá Esquerdo
Esportes

Com vitórias simples, Grêmio e Inter irão às oitavas da Libertadores

Também nesta terça, Athletico-PR pode se classificar em Curitiba
Com vitórias simples, Grêmio e Inter irão às oitavas da Libertadores
Geral

Confiança dos serviços cresce 2,9 pontos em setembro, diz FGV

O índice chegou a 87,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos
Confiança dos serviços cresce 2,9 pontos em setembro, diz FGV
Ver mais de Geral