vacina
Geral

Santa Catarina irá receber mais 100 mil doses de vacina contra a Gripe A

20 Jul 2012 - 11h58

Santa Catarina irá receber mais 100 mil doses da vacina contra a gripe A. A informação é do secretário estadual da Saúde, Dalmo de Oliveira. A nova remessa - a segunda de 100 mil doses - deve chegar na próxima semana.

Apesar de o último relatório divulgado ontem pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) apontar que Santa Catarina continua liderando no país com o maior número de casos de gripe A este ano (veja quadro), o secretário fez questão de ressaltar uma queda no número de casos.

Em julho, do primeiro para o segundo relatório houve um aumento de cerca de 100 casos. Do segundo para o terceiro, em torno de 50. Santa Catarina já registra 685 internações pela doença.

Segundo o diretor da Dive, Fábio Gaudenzi, esta queda no número de casos se deve a um repasse mais qualificado das informações por parte das unidades de saúde:

- Chega pra gente menos registro de casos porque eles estão sendo melhor analisados para que se tenha certeza que se trata da gripe A.

O último relatório mostrou, também, mais 10 mortes por causa do vírus H1N1, totalizando 62 desde 5 de maio, quando foi confirmado a primeira morte. As vítimas foram oito mulheres com idades entre 33 e 83 anos e dois homens de 38 e 63 anos.

Com exceção de um caso, as vítimas já apresentavam algum tipo de problema de saúde como obesidade, pressão arterial alta e doenças pulmonares.

Novas doses destinadas ao grupo de risco

O número é alarmante, mas segundo Gaudenzi, também tem uma explicação.

- Como os relatórios são semanais, a impressão é de que em uma semana, 10 pessoas morreram, mas há mortes de períodos anteriores que só foram confirmadas agora.

Sobre as novas doses da vacina, o diretor da Dive ressaltou que o material será voltado para o grupo de risco.

- Não muda nada. Das últimas 10 mortes, nove tinham doenças crônicas. São essas pessoas que precisam da vacina - afirmou.

Na última semana, a Dive apontou que, entre 28 vítimas de gripe A no Estado, metade teve tratamento tardio. O levantamento sinalizou que 50% dos pacientes em questão tomaram o antiviral Oseltamivir (Tamiflu) mais de cinco dias após o início dos sintomas.

Gaudenzi explicou que não houve uma mudança nos procedimentos para que isso não acontecesse mais, mas sim um reforço na orientação de que o protocolo de atendimento seja cumprido.

- Há uma resistência tanto por parte do paciente que não procura o médico quando está apenas com sintoma de gripe, assim como de alguns médicos que não dão o devido valor a esses sintomas. Temos que rever isso.

No país já são 159 óbitos este ano

Este ano, em todo o país, dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que 159 pessoas morreram em decorrência do H1N1. Em São Paulo, foram registradas 170 internações e 24 mortes, 61% a menos do que Santa Catarina.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral