Premix Concreto
Geral

Santa Catarina irá exportar carne suína para o Japão

27 Ago 2012 - 17h53

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro, e os secretários da Agricultura dos Estados do Sul estarão reunidos nesta terça-feira (28), às 16h no estande do Mapa na Expointer, em Esteio -RS. O encontro marcará o lançamento do Projeto de Regionalização do Mapa que irá abrir escritórios regionais do Ministério em todos os Estados do país. O ministro Mendes Ribeiro explica que haverá casas do Ministério em todos os Estados, onde serão tratados temas como defesa agropecuária e política agrícola, tornando-o assim um Ministério Regional.


Na ocasião, o secretário João Rodrigues entregará ao ministro um projeto de abastecimento de milho para Santa Catarina, que sugere medidas emergenciais, até 31 de dezembro, para amenizar a falta do grão que afeta a avicultura, a suinocultura e a bovinocultura de leite catarinense. O documento foi elaborado em conjunto entre Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e entidades ligadas ao setor produtivo. "A avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite são atividades tradicionais da economia catarinense e passam por uma crise severa, sem precedentes na história, devido a dificuldades de acesso a insumos. O milho e o farelo de soja representam mais de 70% do custo de produção dessas atividades. A estiagem reduziu a produção catarinense em 900 mil toneladas, elevando o déficit anual do Estado para mais de 2,7 milhões de toneladas em 2012", destaca João Rodrigues.

O Governo Catarinense sugere que seja aplicado um subsídio, denominado de Valor de Escoamento do Produto (VEP), com limite de até 4 mil toneladas/mês por unidade agroindustrial do Estado. Também que seja mantido o VEP de até mil toneladas/mês anunciado para iniciar na próxima semana, que atenderá os pequenos e médios criadores. E, ainda, que seja disponibilizado milho, no estado de origem, para clientes do balcão, no valor praticado atualmente em Santa Catarina de R$ 21 a saca, permanecendo o subsídio do frete e do tributo, além de ser criado um subsídio oferecido ao frete para o farelo de soja. João Rodrigues ainda levará ao ministro Mendes Ribeiro a boa notícia de que Santa Catarina irá exportar carne suína para o Japão. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelo Governador Raimundo Colombo e a expectativa é de que o mercado japonês compre mais de 130 mil toneladas de carne suína por ano.

 

O Japão, assim como a Coréia, só importa produtos de zonas livres de febre aftosa sem vacinação. No Brasil, apenas Santa Catarina tem essa condição.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Livro Dianna - Me permitindo, escrito pela jaraguaense Juliana Negri, ganha edição impressa

Livro Dianna - Me permitindo, escrito pela jaraguaense Juliana Negri, ganha edição impressa
Geral

Grupo Menegotti, de Jaraguá do Sul, é finalista no Desafio 4.i da IEL

O foco foi a inovação, a competitividade e a sustentabilidade. Após a divulgação do desafio, os estudantes tiveram 48 horas para estudar o assunto e apresentar uma ideia. 
Grupo Menegotti, de Jaraguá do Sul, é finalista no Desafio 4.i da IEL
Esportes

Lançado edital para construção do Centro de Treinamento Esportivo de Jaraguá

O prazo para conclusão do Centro Esportivo é de 180 dias a partir da assinatura da ordem de serviço
Lançado edital para construção do Centro de Treinamento Esportivo de Jaraguá
Geral

Fim de semana com previsão de chuva e temporais isolados

Ver mais de Geral