Imobiliária Coralli
Geral

Santa Catarina irá exportar carne suína para o Japão

27 Ago 2012 - 17h53

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro, e os secretários da Agricultura dos Estados do Sul estarão reunidos nesta terça-feira (28), às 16h no estande do Mapa na Expointer, em Esteio -RS. O encontro marcará o lançamento do Projeto de Regionalização do Mapa que irá abrir escritórios regionais do Ministério em todos os Estados do país. O ministro Mendes Ribeiro explica que haverá casas do Ministério em todos os Estados, onde serão tratados temas como defesa agropecuária e política agrícola, tornando-o assim um Ministério Regional.


Na ocasião, o secretário João Rodrigues entregará ao ministro um projeto de abastecimento de milho para Santa Catarina, que sugere medidas emergenciais, até 31 de dezembro, para amenizar a falta do grão que afeta a avicultura, a suinocultura e a bovinocultura de leite catarinense. O documento foi elaborado em conjunto entre Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e entidades ligadas ao setor produtivo. "A avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite são atividades tradicionais da economia catarinense e passam por uma crise severa, sem precedentes na história, devido a dificuldades de acesso a insumos. O milho e o farelo de soja representam mais de 70% do custo de produção dessas atividades. A estiagem reduziu a produção catarinense em 900 mil toneladas, elevando o déficit anual do Estado para mais de 2,7 milhões de toneladas em 2012", destaca João Rodrigues.

O Governo Catarinense sugere que seja aplicado um subsídio, denominado de Valor de Escoamento do Produto (VEP), com limite de até 4 mil toneladas/mês por unidade agroindustrial do Estado. Também que seja mantido o VEP de até mil toneladas/mês anunciado para iniciar na próxima semana, que atenderá os pequenos e médios criadores. E, ainda, que seja disponibilizado milho, no estado de origem, para clientes do balcão, no valor praticado atualmente em Santa Catarina de R$ 21 a saca, permanecendo o subsídio do frete e do tributo, além de ser criado um subsídio oferecido ao frete para o farelo de soja. João Rodrigues ainda levará ao ministro Mendes Ribeiro a boa notícia de que Santa Catarina irá exportar carne suína para o Japão. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelo Governador Raimundo Colombo e a expectativa é de que o mercado japonês compre mais de 130 mil toneladas de carne suína por ano.

 

O Japão, assim como a Coréia, só importa produtos de zonas livres de febre aftosa sem vacinação. No Brasil, apenas Santa Catarina tem essa condição.

 

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Estiagem em SC: Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta

Conforme dados, entre 286 municípios monitorados, 214 estão em estado de normalidade, 56 em atenção, 13 em alerta e 3 em crítico
Estiagem em SC: Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta
Esportes

Sete modalidades abrem Paralimpíada de Tóquio no ano que vem

Cronograma indica primeira medalha no ciclismo de pista
Sete modalidades abrem Paralimpíada de Tóquio no ano que vem
Geral

CIEE registra aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem

Mês de abril registrou maior retração devido à covid-19
CIEE registra aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem
Economia

Captação da poupança bate recorde para meses de julho

Depósitos superaram saques em R$ 27,14 bilhões no mês passado
Captação da poupança bate recorde para meses de julho
Ver mais de Geral