Séculus
Competitividade dos Estados Brasileiros

Santa Catarina está em 3º lugar no ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros

19 Nov 2015 - 11h51

O Estado recebeu a nota 77,8, melhorando em relação ao ano passado quando ficou com a 5ª colocação. Santa Catarina foi considerado o Estado com a menor desigualdade de renda e recebeu destaque em sustentabilidade social. A pesquisa apresentada foi elaborada pela consultoria britânica EIU (Economist Inteligence Unit) e Tendências Consultoria Integrada em parceria com o CLP.


O Estado apresentou boas colocações em 8 pilares. Foi o 1º colocado em sustentabilidade social; 3º em segurança pública, capital humano e inovação; 4º em infraestrutura, educação e eficiência da máquina pública; 5º em solidez fiscal. Nos pilares de sustentabilidade ambiental e no de potencial de mercado, SC ficou em 15º e 19º colocação, respectivamente.


O governador Raimundo Colombo, que participou do evento, disse que a posição alcançada neste ano é resultado de muito trabalho, gestão e planejamento. “Melhoramos muito, já fomos o sétimo, o quinto, o quarto, e este ano somos o terceiro melhor do país em indicadores importantes, que vão permitir avaliar tudo o que já conseguimos fazer e ainda o que precisamos fazer para continuar avançando. Alguns dados nos chamam atenção e nos dão uma nova orientação. É um trabalho bem feito, e recebemos isso como contribuição. Temos que parabenizar o povo catarinense por essa evolução e conquista que é de todos nós”, destacou.

O ranking é uma ferramenta para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos seus estados. Cada estado recebeu uma nota de 0 a 100. A coleta de dados foi feita nos últimos seis meses. A análise abrange 64 indicadores divididos em 10 categorias: sustentabilidade social, ambiental, eficiência da máquina pública, educação, solidez fiscal, capital humano, infraestrutura, segurança pública, inovação e potencial do mercado.


São Paulo ficou na primeira colocação no Ranking de Competitividade dos Estados com nota 90,7, seguido por Paraná com nota 80,4, Santa Catarina com nota 77,8 e Distrito Federal com nota 70,9. Bahia (nota 51,8) e Pernambuco (nota 51,7) são os Estados do Nordeste mais bem colocados, mas, aparecem somente na 12ª e 13ª colocação, atrás de todas as UFs do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os últimos colocados foram Pará (nota 37,3), Acre (35,7) e Alagoas (24,9).
>>> O ranking completo estará disponível neste link

Em 2011, Santa Catarina ocupou o 7º lugar, em 2012, 6º, em 2013 continuou em 6º e em 2014 alcançou a quinta posição.

A evolução de SC últimos quatro anos:

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve

Segundo o deputado Vicente Caropreso o edital de licitação será de quase R$ 200 milhões.
Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve
Geral

Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier

É mais uma opção para os jaraguaenses aproveitarem o espaço para descanso e lazer
Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier
Geral

[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador

Não houve feridos no acidente
[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador
Economia

Líderes da indústria de SC discutem reinvenção do setor em fórum da FIESC

O evento será híbrido, com participação presencial restrita a presidentes e executivos de empresas convidadas, além de ser transmitido pela internet
Ver mais de Geral