transito
Clima

Santa Catarina deve registrar queda brusca de temperatura a partir desta sexta-feira

11 Set 2015 - 17h13

Após muitos dias de temperaturas agradáveis em Santa Catarina, a partir desta sexta-feira, 11, os catarinenses voltarão a usar cobertores, casacos e cachecóis, pois uma massa de ar polar se aproxima e o estado deve ter uma variação térmica acima de 10ºC em menos de 24 horas.


“Estamos prevendo para Urupema, por exemplo, -5ºC. Nesta sexta-feira de manhã atingiu 8ºC, ou seja, pode haver uma queda de 13ºC. Chamamos a atenção para condição de geada moderada a forte e ampla nas áreas altas do estado, com risco para as culturas agrícolas em brotação e florescimento. Não aconselhamos navegação de pequenas e médias embarcações devido ao vento forte de sul e mar agitado”, explicou a meteorologista, Gilsânia Cruz


Na madrugada de sábado, pode ser registrada uma das menores temperaturas do ano. O Planalto Sul deve ser a região com temperatura mais baixa, podendo chegar a -5ºC. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte e áreas altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, a temperatura deve ficar próxima de 0ºC. No Litoral, a mínima deve ficar próxima de 5ºC a 7ºC. Há previsão de geada moderada a forte em cidades do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e áreas altas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul.

Domingo

No domingo, o sol aparece com presença de nuvens. No Litoral Norte, o tempo fica mais fechado e com chuva fraca. Há previsão de chuva fraca à noite nas demais áreas do Litoral. Uma massa de ar frio favorece a temperatura baixa com formação de geada no Planalto Sul e áreas mais altas do Meio-Oeste.

Já na segunda-feira, o sol aparece em todas as regiões. No Litoral e Norte de Santa Catarina, haverá maior presença de nuvens. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, chuva fraca no início do dia, e tempo mais aberto no Oeste e Meio-Oeste. A massa de ar frio afasta-se para o oceano e as temperaturas começam a subir.

Recomendações da Defesa Civil SC

Ventos fortes: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca.


Frio intenso: Cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Atenção também com animais domésticos.

Previsão para o trimestre

Conforme previsão da Epagri/Ciram, o trimestre (setembro, outubro e novembro) será de chuva acima da média em Santa Catarina e mal distribuída. Porém, no início do trimestre há chance de períodos maiores sem chuva, por interferência de perturbações de menor escala. Estudos científicos apontam para aumento da chuva e tempestades severas no Sul do Brasil, em anos de El Niño. No entanto, é importante lembrar que o El Niño norteia a previsão, mas o acompanhamento diário é determinante para prever eventos extremos.

Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210mm a 280mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140mm a 180mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui com valores de 130mm a 180mm em média no estado.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados a frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio-Oeste, mais frequentes em anos de El Niño. Na segunda quinzena de novembro, inicia-se o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão.

O trimestre também é marcado pela atuação dos ciclones extratropicais, que oferecem perigo às embarcações no Litoral catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Em relação à temperatura, a previsão é de uma primavera (começa em 23/09 às 05h21min) com temperatura acima da média climatológica em Santa Catarina, com maior anomalia na temperatura mínima. Mesmo assim, ainda podem ocorrer alguns episódios de frio, com curta duração, sobretudo na primeira quinzena de setembro, com formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. A partir de outubro, espera-se períodos mais aquecidos.

Fonte: Secom

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral