transito
Desperdício

Samae investe em programa de controle de perdas

24 Mai 2011 - 11h35

Além de melhorar o abastecimento de água com o início de operação da Estação de Tratamento de Água do Garibaldi - ETA Sul, o Samae começou no mês de maio a investir na ampliação do "Programa de Combate e Controle de Perdas". O programa tem como objetivo melhorar a eficiência do sistema de distribuição de água, reduzindo o volume retirado dos mananciais, economizando energia elétrica e produtos químicos, preservando assim o meio ambiente.


Segundo o consultor técnico do programa, engenheiro sanitarista Ricardo Meyer, as perdas de água podem ser físicas, quando decorrentes de vazamentos no sistema de distribuição, ou aparentes, nos casos de ligações clandestinas, hidrômetros antigos e falhas no cadastro de clientes. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2008), há companhias no Brasil com até 80% de perdas. O Samae de Jaraguá do Sul registra um índice de perdas de 37%, valor idêntico à média nacional. Mas o diretor-presidente da autarquia, Isair Moser, não está satisfeito. "Queremos reduzir ao mínimo o índice de perdas, por isso estamos investindo no programa", informa.

Em 2011 serão investidos cerca de R$ 350 mil no programa, para aquisição de equipamentos, capacitação de servidores e em consultoria técnica. O retorno do capital investido ocorrerá com a redução das perdas. "A meta é reduzir este índice para 25% nos três primeiros anos do programa, recuperando anualmente mais de um bilhão de litros de água" explica o consultor Meyer.

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral