transito
Geral

Samae de Jaraguá espera coletar 8 mil toneladas de material reciclável em 2021

Todo material coletado é destinado às cooperativas de reciclagem credenciadas que recebem, fazem a triagem, separação, armazenamento e comercialização de resíduos reutilizáveis

08 Mar 2021 - 15h35Por Janici Demetrio
Samae de Jaraguá espera coletar 8 mil toneladas de material reciclável em 2021 - Crédito: Divulgação Samae Crédito: Divulgação Samae

Seguindo o cronograma, na primeira semana de março, foram distribuídos os sacos verde em Jaraguá do Sul. A expectativa do Samae é distribuir aproximadamente 200 mil sacos na cidade. A distribuição começou na segunda-feira (1) e encerrou no sábado (6). A entrega é feita a cada cinco semanas, e são deixados cinco recipientes por estabelecimento. Os profissionais da coleta seletiva fazem essa entrega quando recolhem os materiais recicláveis. Porém, se alguém não receber, é só entrar em contato com o Samae (no telefone 2106-9100), que o saco verde vai chegar até o morador. 

A distribuição do saco verde é uma das fases do Programa Recicla Jaraguá, que tem a finalidade de ampliar o processo e melhorar a eficiência da coleta seletiva na cidade. Todo material coletado é destinado às cooperativas de reciclagem credenciadas que recebem, fazem a triagem, separação, armazenamento e comercialização de resíduos reutilizáveis. São 12 cooperativas credenciadas gerando emprego e renda para aproximadamente 120 pessoas.  

De acordo com a engenheira sanitarista, Morgana Decker, responsável pelo setor de resíduos sólidos, em 2020, mesmo com a pandemia enfrentada, foi possível manter alta a quantidade de material destinado à coleta seletiva no município.

"É importante que a população tenha o entendimento de que destinando corretamente seus resíduos, além de gerar menos impactos ao meio ambiente, estão proporcionando às famílias que trabalham nas cooperativas de reciclagem, melhor qualidade de vida e aumento na renda familiar com a venda dos materiais triados, promovendo uma maior inclusão social dessas pessoas", destaca Morgana.

O município espera atingir a marca de 8 mil toneladas de material reciclável coletados em 2021. No ano passado foram 7632 toneladas e em 2019, 7689 toneladas. Em 2018, quando o programa teve início, eram pouco mais de 4640 toneladas.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Geral