Geral

Samae de Jaraguá espera coletar 8 mil toneladas de material reciclável em 2021

Todo material coletado é destinado às cooperativas de reciclagem credenciadas que recebem, fazem a triagem, separação, armazenamento e comercialização de resíduos reutilizáveis

08 Mar 2021 - 15h35Por Janici Demetrio
Samae de Jaraguá espera coletar 8 mil toneladas de material reciclável em 2021 - Crédito: Divulgação Samae Crédito: Divulgação Samae

Seguindo o cronograma, na primeira semana de março, foram distribuídos os sacos verde em Jaraguá do Sul. A expectativa do Samae é distribuir aproximadamente 200 mil sacos na cidade. A distribuição começou na segunda-feira (1) e encerrou no sábado (6). A entrega é feita a cada cinco semanas, e são deixados cinco recipientes por estabelecimento. Os profissionais da coleta seletiva fazem essa entrega quando recolhem os materiais recicláveis. Porém, se alguém não receber, é só entrar em contato com o Samae (no telefone 2106-9100), que o saco verde vai chegar até o morador. 

A distribuição do saco verde é uma das fases do Programa Recicla Jaraguá, que tem a finalidade de ampliar o processo e melhorar a eficiência da coleta seletiva na cidade. Todo material coletado é destinado às cooperativas de reciclagem credenciadas que recebem, fazem a triagem, separação, armazenamento e comercialização de resíduos reutilizáveis. São 12 cooperativas credenciadas gerando emprego e renda para aproximadamente 120 pessoas.  

De acordo com a engenheira sanitarista, Morgana Decker, responsável pelo setor de resíduos sólidos, em 2020, mesmo com a pandemia enfrentada, foi possível manter alta a quantidade de material destinado à coleta seletiva no município.

"É importante que a população tenha o entendimento de que destinando corretamente seus resíduos, além de gerar menos impactos ao meio ambiente, estão proporcionando às famílias que trabalham nas cooperativas de reciclagem, melhor qualidade de vida e aumento na renda familiar com a venda dos materiais triados, promovendo uma maior inclusão social dessas pessoas", destaca Morgana.

O município espera atingir a marca de 8 mil toneladas de material reciclável coletados em 2021. No ano passado foram 7632 toneladas e em 2019, 7689 toneladas. Em 2018, quando o programa teve início, eram pouco mais de 4640 toneladas.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim

Valor repassado será de R$ 730 mil 
Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim
Geral

Cinco hábitos essenciais para manter o seu imóvel seguro

Aprenda dicas importantes para manter sua casa sempre segura. Proteja o seu imóvel em Jaraguá do Sul
Cinco hábitos essenciais para manter o seu imóvel seguro
Geral

Barra Velha busca exemplo de Jaraguá para coleta seletiva

O Samae espera coletar mais de 8 mil toneladas de material reciclável em 2021
Barra Velha busca exemplo de Jaraguá para coleta seletiva
Geral

Entidades de Jaraguá recebem mais de 840 quilos alimentos através da campanha VacinAção Solidária

Contando com esta entrega, a campanha VacinAção Solidária já arrecadou mais de uma tonelada de alimenetos para famílias em vulnerabilidade social
Entidades de Jaraguá recebem mais de 840 quilos alimentos através da campanha VacinAção Solidária
Ver mais de Geral