Geral

Samae assume gestão do Ponto de Entrega Voluntária

A decisão leva em consideração que a autarquia já é o responsável pela coleta e destinação de lixo no Município.

04 Jun 2020 - 11h51Por Da Redação

Inaugurado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul há pouco mais de um ano, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), passa a ser gerido pelo Samae. A decisão leva em consideração que a autarquia já é o responsável pela coleta e destinação de lixo no Município. Conforme a presidente do Samae, Evânia Liebl, a transferência de gestão do PEV acompanha o processo de gestão dos serviços de coleta de resíduos domiciliares e recicláveis, assumidos pela autarquia em 2018.  

“Esta é mais uma etapa da transição da gestão de resíduos executada pela administração, que tem promovido importantes mudanças na melhoria dos serviços disponibilizados à comunidade jaraguaense”, comenta. 
 
Ela acredita que o Samae, tendo a gestão dos resíduos sólidos sob suas atribuições, promoverá mudanças importantes para melhorar ainda mais o funcionamento do PEV. Entre os pontos já levantados estão o controle de acesso com base no cadastro do Samae, monitoramento por câmeras e vigilância, treinamento das equipes operacionais, plano de sensibilização e orientação aos usuários, melhor gestão do controle de entrada e de retirada de materiais reaproveitáveis como armários, colchões, móveis, entre outros. 
 
O presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Cesar Rocha, lembra que o PEV teve sua instalação viabilizada em 2019, sendo uma importante alternativa ao destino correto de bens considerados sem serventia para a população, como é o caso de móveis velhos, madeiras, eletrônicos, pneus, baterias e pilhas. “Em um ano, o PEV prestou mais de três mil atendimentos”, destaca. 
 
Com o Ponto de Entrega Voluntária, a Prefeitura evitou que toneladas de materiais fossem descartadas de maneira irregular em rios, terrenos baldios e matas. O investimento na estrutura foi de R$ 400 mil, oriundos de uma multa aplicada a uma empresa que entubou um curso de água durante obras de abertura de um loteamento.  
 
Serviço 
-Ponto de Entrega Voluntária (PEV) 
-Destinado a pessoas físicas que têm materiais sem utilidade para descartar 
-Tipos de materiais aceitos: pneus, móveis velhos, eletroeletrônicos, colchões velhos 
-Tipos de materiais não aceitos: lixo doméstico, resíduos da construção civil, podas de árvores e materiais tóxicos como latas de tintas e de agrotóxicos. Lâmpadas fluorescentes também não são mais aceitas, pois estabelecimentos que vendem esse material, também o recolhem depois de inutilizado. 
-Endereço: Rua Leocádio Osmar Rodrigues, s/n - Vila Lenzi, entre a Arena Jaraguá e o 14º Batalhão de PM 
-Contato: 3273-8008 
-Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Sábado, das 8 às 14 horas 
-O serviço é gratuito, basta levar o material até o PEV 
 

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral