Geral

Samae adota medidas para contenção do Coronavirus

Conforme o presidente da autarquia, Ademir Izidoro, boa parte delas servem para evitar que as pessoas se desloquem até a sede do Samae, no Bairro Água Verde

17 Mar 2020 - 16h45Por Da Redação
Samae adota medidas para contenção do Coronavirus - Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS

Em função do Decreto Municipal Nº 13.709/2020, que dispõe sobre as ações para enfrentamento ao Novo Coronavirus, o Samae de Jaraguá do Sul está adotando medidas internas de prevenção. Conforme o presidente da autarquia, Ademir Izidoro, boa parte delas servem para evitar que as pessoas se desloquem até a sede do Samae, no Bairro Água Verde.

Neste sentido, reforça que a maioria dos serviços prestados pelo Setor Comercial estão disponíveis online, sendo que o cliente não precisa sair do conforto e da segurança da sua casa. Acessando a página do Samae na internet, pelo endereço eletrônico www.samaejs.com.br, enviando e-mail para atendimento@samaejs.com.br, ligando no 2106-9100 ou no WhatsApp 99994-5800, o cliente dispõe de praticamente todos os serviços. “Um dos casos mais comuns são as pessoas virem ao Samae para retirar a segunda via da fatura de saneamento. Para isso, elas podem usar a internet e baixar do nosso site”, lembra o presidente.

No entanto, existem algumas situações que somente presencialmente podem ser resolvidas, como é o caso de solicitar ligação de água, mudança de cavalete e de ligação. Para estes casos, o Samae está oferecendo aos clientes máscaras e disponibilizando álcool gel na guarita da sede central. Além disso, instalou sua unidade móvel neste local, para agilizar o atendimento e evitar aglomerações no Setor Comercial. Segundo o presidente do Samae, nos guichês deste setor, são atendidas diariamente entre 50 a 80 pessoas. “É um fluxo grande de clientes, por isso, precisamos tomar essas medidas de precaução”, completa Izidoro.

As visitas técnicas ao Samae foram suspensas temporariamente e pessoas que vêm de empresas prestadoras de serviços estão sendo orientadas a usar o álcool gel e máscaras para circular no ambiente interno da autarquia, assim como os servidores estão tomando as medidas, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde.

Em todas as unidades do Samae e até mesmo nas cooperativas de reciclagem estão sendo afixados os cartazes elaborados pela Prefeitura e adesivos com as orientações para conter o coronavirus. Na tarde desta terça-feira (17), o Gerente de Resíduos Sólidos, Giovani Mello, iniciou um roteiro de visitas às cooperativas para levar o material e informar os cooperados sobre os procedimentos preventivos.

Seguindo as orientações do Decreto Municipal, todos os eventos alusivos ao Dia Mundial da Água foram cancelados ou adiados para data a ser agendada. É o caso da 1ª Water Run, promovida pela Arsam e organizada pela Acorjs, com apoio do Samae. A corrida de rua seria na Via Verde, no próximo dia 22.  

Outras medidas previstas na Portaria Interna

- Suspensão temporária de eventos coletivos internos e externos; visitação pública às dependências do Samae e suas unidades;

- Condicionar o acesso ao público às dependências do Samae aos procedimentos de higienização das mãos com água, sabão e álcool gel e uso de máscara descartável fornecida pelo Samae, orientado por servidor na guarita da autarquia;

- O acesso do público externo às sessões públicas de licitação será restrito aos responsáveis e advogados;

- Serviço de emissão de segunda via de faturas de saneamento será realizado por meio do Samae Móvel, colocado à disposição da comunidade em frente à sede administrativa;


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Política

Jaraguá terá manifesto em favor do voto impresso

O movimento é organizado através das redes sociais, usando a hastag "Dia01VaiSerGigante"
Jaraguá terá manifesto em favor do voto impresso
Saúde

Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas

O serviço foi criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus
Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas
Geral

Corpo da senhora Alminda Franzner será velado no bairro São Luís

Ela faleceu na madrugada desta quinta-feira (29) aos 87 anos
Corpo da senhora Alminda Franzner será velado no bairro São Luís
Geral

Guaramirim inicia entrega dos cartões SC Mais Renda do Governo do Estado

Entrega simbólica aconteceu na presença do prefeito Luis Antonio Chiodini e do secretário de Estado Claudinei Marques
Guaramirim inicia entrega dos cartões SC Mais Renda do Governo do Estado
Ver mais de Geral